PSD Algarve pede «maior celeridade» ao Governo para reabrir Extensões de Saúde

O PSD Algarve considera ser necessário que o Governo crie «as condições necessárias» para que a ARS Algarve possa reabrir […]

O PSD Algarve considera ser necessário que o Governo crie «as condições necessárias» para que a ARS Algarve possa reabrir «com a maior celeridade possível» as extensões de saúde de Odeleite e Azinhal, no município de Castro Marim, e da extensão de Vaqueiros, em Alcoutim, encerradas em Outubro do ano passado.

Em comunicado, a estrutura dirigida por Luís Gomes, que é também presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, diz ter assistido «com apreensão ao anúncio de encerramento» daquelas extensões de saúde.

Os social-democratas algarvios acrescentam que, depois de «diligências no sentido de compreender as razões deste encerramento», ficaram «preocupados com esta decisão», após ouvirem as «declarações do governo sobre esta matéria».

«Apesar de se encontrar em curso um processo negocial entre a ARS Algarve e os municípios de Castro Marim e de Alcoutim», o PSD Algarve insiste na «celeridade» na reabertura, «porquanto as referidas unidades de saúde constituem uma resposta indispensável às populações dessas freguesias, cujos residentes são maioritariamente idosos com baixos recursos e sem transportes públicos disponíveis com regularidade para as sedes dos respetivos concelhos, condicionando de forma muito significativa o acesso aos cuidados de saúde».

O PSD Algarve, no seu comunicado, afirma considerar ainda que «a manutenção dos equipamentos públicos de saúde é imprescindível para a fixação das populações no interior do país, com especial ênfase da serra algarvia, e um instrumento indispensável para a captação de jovens».

«No interesse maior das populações afetadas por esta decisão, o PSD/Algarve, instiga o Governo, através das suas estruturas descentralizadas, à rápida resolução deste problema».

Recentemente, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve deliberou, por unanimidade, «exigir a reabertura das extensões de saúde já encerradas» em Castro Marim e Alcoutim e garantir que mais nenhuma fecha.

O encerramento destas Extensões já motivou fortes protestos das populações de ambos os concelhos, tendo tido mesmo lugar uma manifestação à porta da ARS em Faro, que juntou sobretudo idosos e autarcas.

Comentários

pub