Porto de cruzeiros de Portimão voltou a crescer em 2013 mas aguarda obras prometidas

O porto de cruzeiros de Portimão registou um crescimento de 8,83% em número de passageiros, passando dos 18.506 em 2012 […]

O porto de cruzeiros de Portimão registou um crescimento de 8,83% em número de passageiros, passando dos 18.506 em 2012 para os 20.141 passageiros em 2013, e de 16,67% em número de escalas, passando das 36 escalas para as 42, respetivamente.

Merecem particular destaque as seis escalas inaugurais, realizadas pelos navios de cruzeiros “Tere Moana” da companhia Paul Gaugin,  “Quest Adventure” da Saga Cruises, “FTI Berlin” da FTI Cruises, “Artania” da Phoenix Reizen e os novíssimos e luxuosos navios “Europa 2” da Hapag-Lloyd e  “L’Austral” da Compagnie du Ponant.

Para 2014, estão já agendadas 37 escalas e uma previsão de mais de 20 mil passageiros, sobressaindo as escalas inaugurais dos navios “Lisboa” e “Azores” da companhia de cruzeiros nacional Portuscale Cruises (proprietária do renovado «Funchal»), respetivamente nos meses de agosto e de setembro.

Contudo, salienta a Câmara de Portimão, «continuam por concretizar diversos investimentos considerados essenciais para o crescimento deste porto, nomeadamente a implementação de um canal de navegação com 250 metros de largura útil, o aprofundamento do canal, o alargamento da bacia de rotação frente ao cais comercial, o prolongamento do próprio cais e existência de um rebocador».

A este propósito, ainda recentemente a Câmara Municipal de Portimão dirigiu uma recomendação ao Governo pedindo a afetação permanente de um rebocador, com potência adequada, a este porto.

A autarquia salienta que os investimentos previstos «permitirão um crescimento sustentado das escalas e do número de passageiros no porto de Portimão, que poderão chegar aos 250 mil por ano, através da receção de navios com capacidade superior a 2.500 passageiros».

Comentários

pub