Pedibus volta a “conduzir” alunos de Lagos à escola

A Câmara Municipal de Lagos volta a implementar, em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Lagos, o Pedibus, […]

A Câmara Municipal de Lagos volta a implementar, em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Lagos, o Pedibus, depois de um período de férias e com os alunos de regresso às aulas.

Estimular a autonomia e responsabilidade, bem como desenvolver a sociabilização entre famílias são alguns dos objetivos deste projeto amigo do ambiente.

O Pedibus é um autocarro humano gratuito constituído por um grupo de crianças que fazem a pé o percurso de ida e volta para a escola, de forma divertida e segura, sempre acompanhadas por um ou mais adultos (encarregados de educação), seguindo um percurso predefinido.

O projeto foi lançado em Lagos, no ano letivo 2011/2012, com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Tendo em conta o sucesso que a iniciativa alcançou desde a sua implementação, a Câmara Municipal volta a desenvolvê-lo, entre os meses de janeiro e junho deste ano.

De acordo com o Serviço de Educação da autarquia, promotor deste projeto, o autocarro humano visa, principalmente, estimular a autonomia e responsabilidade, fomentar a aprendizagem de regras de segurança, desenvolver a sociabilização entre famílias e reaproximar os encarregados de educação à escola.

Os circuitos das viagens, as paragens e respetivos horários e condutores já estão traçados. Este ano, o Pedibus vai conduzir os alunos da EB1 nº3 e EB1 Ameijeira.

Comentários

pub