Paulo Gonçalves abandona após moto ser consumida pelas chamas

Paulo Gonçalves (Honda) foi obrigado hoje a abandonar o Dakar2004 depois de a sua moto ter sido consumida pelas chamas […]

Paulo Gonçalves (Honda) foi obrigado hoje a abandonar o Dakar2004 depois de a sua moto ter sido consumida pelas chamas ao km 143, anuncia o site da prova. O piloto português escapou ileso.

Esta quinta etapa até tinha começado bem para o motard português, que tinha sido o líder no primeiro posto de controlo (CP1), com Stefan Svitko a 15 segundos, Marc Coma a 33, Jeremias Israel Esquerre a 46, Jakub Przygonski a 4min51seg e Cyril Despres a 4min56seg.

O português Paulo Gonçalves é o campeão mundial de todo-o-terreno em motos e era apontado como um dos favoritos à vitória final neste Dakar2014.

“Estou desolado, muito triste por ver terminada a prova desta maneira. Estávamos a fazer uma boa etapa, seguia na liderança e estava determinado a vencer. A uma dada altura dei pela mota em chamas, parei de imediato e fiz de tudo para parar o incêndio. Não foi possível. Senti-me impotente, já não havia nada a fazer. Assim terminou o meu Dakar”, declarou Paulo Gonçalves no final do incidente.

Na terça-feira, tinha sido Ruben Faria a abandonar, depois de uma queda aparatosa da sua moto, que obrigou a transportar o motard algarvio para o hospital de campanha. A suspeita de traumatismo craniano não foi confirmada e o piloto da equipa oficial da KTM até já regressou hoje a Portugal.

Aquando da queda de Ruben, Paulo Gonçalves, que rodava com ele, manteve-se a seu lado até que chegou o helicóptero para transportar o colega algarvio para o hospital, uma atitude cheia de desportivismo que o levou a perder horas e a baixar na Geral.

Ontem, na quarta etapa, Gonçalves tinha conseguido terminar a etapa em 7º, pulando na Geral para a 19ª posição. Mas hoje o azar bateu-lhe à porta e o piloto foi forçado a abandonar.

Paulo Gonçalves fez o balanço daquela que foi a sua oitava participação no Rali Dakar: “Estava a ser um Dakar muito difícil, entrei bem mas depois tive os problemas da terceira etapa, que já estava disposto e a conseguir recuperar. Infelizmente já não posso continuar em prova, mas o Dakar é isto mesmo! Vamos trabalhar para começar a preparar no próximo”, disse o piloto da Honda HRC.

O piloto português deverá regressar a Portugal nos próximos dias.

 

Atualizada às 21h30, acrescentando as declarações de Paulo Gonçalves

 

 

 

Comentários

pub