Paulo Bento e Rúben Faria homenageados na Gala do Desporto de Albufeira

O selecionador nacional de futebol Paulo Bento e o motociclista algarvio Rúben Faria, campeão nacional de Motocross, são os convidados […]

O selecionador nacional de futebol Paulo Bento e o motociclista algarvio Rúben Faria, campeão nacional de Motocross, são os convidados de honra da gala do Desporto 2014 de albufeira, que irá decorrer no dia 7 de fevereiro, às 21 horas, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Estas duas personalidades de dimensão internacional também serão homenageados, à semelhança do que acontecerá com os atletas, treinadores, clubes e associações locais que se destacaram na época 2012/13, nas mais diversas modalidades, a principal razão de ser da Gala.

No que toca aos dois convidados especiais, «o Município irá reconhecer publicamente o contributo que ambos têm dado para a afirmação do Desporto, através dos seus relevantes percursos profissionais».

Entre as personalidades locais, destaque para a presença de Armando Carreiro Mota, ex-jogador de basquetebol profissional, e de Tito Serrão Real, ex-atleta de basquetebol e atual treinador do Imortal Basquetebol Clube.

A Gala do Desporto 2014 irá, ainda, incluir dois momentos dedicados aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade).

 

Sobre os homenageados (nacionais):

Paulo Bento
Paulo Jorge Gomes Bento é um ex-futebolista e atual treinador da Seleção Portuguesa de Futebol. Enquanto jogador ocupava a posição de médio defensivo. Começou nas escolas do Palmense, seguindo a carreira profissional no SL Benfica. Seguiram-se Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Sport Lisboa e Benfica, Real Oviedo e por fim Sporting, onde encerrou a carreira futebolística.

Foi 35 vezes internacional por Portugal e, em 2004, termina a carreira de futebolista e torna-se treinador da equipa Júnior do Sporting Clube de Portugal. Nessa mesma época conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, e foi chamado para treinar a equipa sénior do Sporting. Conquistou em 4 épocas 4 segundos lugares consecutivos, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.

Em 2010, com 41 anos, foi designado Selecionador Nacional, cargo que ocupa atualmente.

 

Rúben Faria
Rúben Faria é um piloto de motociclismo algarvio, que fez história na edição 2013 do Rally Dakar, conseguindo a melhor classificação de sempre de um português na prova, com um honroso 2.º lugar.

Ao longo da carreira, que começou aos 8 anos de idade, tem vindo a somar os mais diversos títulos: campeão nacional de Todo-o-Terreno (1999-2000); 1.º lugar no Rally de Marrocos (2007); 1.º lugar no Rally dos Sertões (2008) ; 1.º lugar do Pax Rally (2008); e ainda soma várias participações no Rally Dakar, com vitórias em várias etapas desde a sua primeira participação no ano de 2003.

O atleta, natural de Olhão, é o piloto da equipa Red Bull KTM Factory Racing, alinhando na época de 2013/14 ao lado do espanhol Marc Coma e do norte-americano Kurt Caselli. Com a penúltima edição do Dakar a ser a melhor da sua carreira, ficando apenas atrás do seu chefe-de-equipa na KTM/Red Bull, Cyril Després, – em 2014 desistiu da prova na sequência de uma queda –  o futuro parece risonho e Ruben aspira a voos ainda mais altos.

Comentários

pub