Oficina Educativa do Museu de Portimão alia pedagogia e criatividade

Desde a inauguração do Museu de Portimão em maio de 2008, passaram pelas atividades da sua Oficina Educativa cerca de […]

Desde a inauguração do Museu de Portimão em maio de 2008, passaram pelas atividades da sua Oficina Educativa cerca de 25.619 participantes, tendo-se registado nas iniciativas realizadas com escolas, durante o ano de 2013, um total de 177 turmas e 4054 alunos.

Este serviço dispõe de estratégias e materiais de apoio apelativos e interativos, de forma a permitir a organização de atividades práticas de descoberta e aprendizagem lúdico-pedagógica, através de um contacto direto com as exposições e coleções do Museu, apresentando anualmente um plano de atividades que abrange os três ciclos do ensino, destinadas à comunidade escolar dentro e fora do município de Portimão.

No ano letivo 2013-2014, os projetos em curso abrangem diversos aspetos da história e vivências locais, permitindo às crianças e jovens saber mais sobre a vida industrial e marítima, como fabricam as latas de conservas, qual a importância do rico ecossistema da Ria de Alvor, ou que significado possui o legado arqueológico encontrado no rio Arade, em Alcalar ou na Abicada, entre outras interessantes propostas que compõem o Programa Educativo da Oficina Educativa o qual é anualmente produzido.

Os objetivos da Oficina Educativa prendem-se com uma das mais importantes funções do Museu: a abordagem do conhecimento e o despertar da sensibilidade visando preservar, valorizar e divulgar o património cultural do município, pelos diferentes tipos de público e níveis etários.

Destaque nas atividades realizadas no ano passado para as “Férias no Museu”, que envolveram 140 jovens, e para diversas atividades com famílias, assim como para a recriação da pré-história em Alcalar, na qual participaram 1005 pessoas.

Este serviço da Oficina Educativa desenvolve, entre outros, um conjunto de projetos, filmes, exposições direcionados para a comunicação, fruição e interpretação das coleções do Museu, da história local e regional, envolvendo não só as escolas, mas também a comunidade em geral.

As atividades realizam-se no exterior ou no interior do Museu, nomeadamente nas salas de exposições, na própria Oficina Educativa, nos estabelecimentos de ensino, em sítios arqueológicos ou locais que integrem percursos e rotas culturais ou patrimoniais, no meio urbano ou rural.

Além da comunidade escolar, as ações são ainda dirigidas a outros grupos específicos, nomeadamente nas áreas do turismo, associações, instituições, etc.

Informações complementares sobre a Oficina Educativa do Museu de Portimão podem ser solicitadas pelo telefone 282 405 235 / 230, ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub