Monte Gordo foi a zona com maior ocupação hoteleira em dezembro no Algarve

A zona de Monte Gordo/Vila Real de Santo António foi a que registou a mais alta taxa de ocupação hoteleira […]

A zona de Monte Gordo/Vila Real de Santo António foi a que registou a mais alta taxa de ocupação hoteleira em dezembro, mesmo assim ligeiramente abaixo da metade (49,6%). A mais baixa ocorreu em Portimão/Praia da Rocha, que não passou dos 14,5%.

Segundo os dados da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), as zonas de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+4,9%) Carvoeiro/Armação de Pêra (+4,6p.p.) e Albufeira (+3,7p.p.) foram as que apresentaram as maiores subidas nas ocupações. Nenhuma das zonas registou descidas nas ocupações.

A nível da região, a taxa de ocupação global média por quarto foi de 26,1%, ainda assim 4% acima do valor verificado em 2012.

Segundo a AHETA, este acréscimo nas ocupações representou também uma subida, um pouco mais fraca, no volume de negócios (2,2%).

Por nacionalidades, as principais subidas registaram-se nos mercados alemão (47,3%) e espanhol (+27,4%), enquanto a maior descida ocorreu no mercado português (-9,8%).

Quanto às categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 estrelas (+5,9%), e os de 5 e 4* (+4,2%) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* registaram a ocupação mais alta (42,2%). Os hotéis e aparthotéis de 5* a mais baixa (16,7%).

A AHETA termina sublinhando que «estes dados referem-se apenas às unidades que não encerraram no período em análise».

Comentários

pub