Miguel Freitas pede gestão autónoma para o Centro de Reabilitação do Sul

O deputado Miguel Feitas quer saber porque é que o Governo «não deu a devida atenção e em tempo útil» […]

O deputado Miguel Feitas quer saber porque é que o Governo «não deu a devida atenção e em tempo útil» ao Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMRSul), em são Brás de Alportel, uma unidade de saúde «altamente especializada, detentora de certificação em termos internacionais que a torna única, quer a nível nacional como a nível do sul da Europa».

Após uma visita ao centro de Reabilitação algarvio, na passada semana, o parlamentar defendeu a implantação de um modelo de gestão autónoma da unidade uma vez que considera que a Administração Regional de Saúde do Algarve, atual responsável pela gestão, «não tem vocação».

Ao invés, o socialista exige um modelo de gestão «com orçamento próprio, que permita dar a devida continuidade aos cuidados de saúde prestados e estabilidade ao quadro de trabalhadores (médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde) do centro».

A medida «transitória» do Governo, ao escolher a ARS como gestora do centro especializado, revela a incapacidade do ministério «para resolver o problema» considerou Miguel Freitas. Esta unidade de saúde, lembram os socialistas, «prestou cuidados de saúde a 500 cidadãos em internamento e 2.500 cidadãos em ambulatório», em 2013.

Na visita, em que foi acompanhado pelo presidente da ARS Algarve João Moura Reis, pelo Presidente do PS/Algarve António Eusébio e pelo Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro, o deputado socialista recebeu a garantia da ARS da renovação dos contratos que já expiraram ou que vão terminar este ano e da adaptação da farmácia da ARS para o fornecimento dos medicamentos gerais e especializados.

«Esta unidade de saúde é extraordinária, presta serviços de excelência e é preciso garantir uma gestão eficaz que permita continuar um trabalho de enorme competência por parte de profissionais empenhados e com uma enorme experiência acumulada na região», considerou Miguel Freitas.

Além do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, Miguel Freitas visitou, no mesmo dia, o Lar e o Centro de Dia da Santa Casa de Misericórdia e o Centro de Saúde de São Brás de Alportel.

Comentários

pub