Maria Keil homenageada em selos de correio

A artista silvense Maria Keil será uma das personalidades homenageadas pelos CTT Correios de Portugal na série “Vultos da História […]

A artista silvense Maria Keil será uma das personalidades homenageadas pelos CTT Correios de Portugal na série “Vultos da História e da Cultura Nacionais” do Plano Filatélico de 2014.

A memória desta artista que marcou o panorama das artes portuguesas nos séculos XX/XXI, falecida a 10 de junho de 2012, será, assim, perpetuada através da correspondência postal que irá circular um pouco por todo o mundo.

A emissão deste selo foi sugerida pelo Município de Silves aos CTT que anualmente renovam o seu plano filatélico e que, além da sua emissão-base, emitem séries com temáticas especiais, que pretendem dar a conhecer a história do nosso país, as personagens que mais se destacaram na cultura, política, desporto ou na ciência e eventos nacionais e internacionais de grande relevo.

Natural da cidade de Silves, Maria Keil deixou uma obra vasta e multifacetada: pintura, sobretudo retratos; publicidade; tentativas de renovação da talha em madeira para móveis e desenho de móveis; decoração de interiores; cartões para tapeçarias; pinturas murais a fresco; cenários e figurinos para bailados; selos; azulejos (Metropolitano de Lisboa, Av. Infante Santo, TAP de Paris e Nova Iorque, União Elétrica Portuguesa, Casino de Vilamoura, Aeroporto de Luanda, etc.); e ilustração.

A renovação da estação do Metropolitano de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, foi um dos últimos trabalhos que executou.

A sua memória permanecerá igualmente viva na Biblioteca Municipal de Silves, onde desde o dia 3 de setembro de 2009, está exposto, na sala que tem o seu nome, um autorretrato seu (pintado em 1941), bem como um fac-simile da carta que escreveu e que descreve as razões pelas quais ofereceu esta obra ao Município.

João Hogan (mestre gravador e pintor), Joaquim Namorado (poeta e matemático), António da Costa (poeta e pintor) e Sebastião e Silva (matemático) são outros dos vultos que serão homenageados na série “Vultos da História e da Cultura Nacionais”.

No plano filatélico de 2014, os CTT irão, igualmente, dar continuação à temática A Rota das Catedrais, que terminará este ano o percurso por todas as catedrais nacionais. Nesta temática não foi esquecida a Sé Catedral de Silves, cujo selo foi já lançado em 2012.

Comentários

pub