Lojas com rendas controladas voltam a estar a concurso na Baixa de Faro

A ideia foi originalmente posta em prática há pouco mais de um ano e permitiu que surgissem novos espaços comerciais […]

A ideia foi originalmente posta em prática há pouco mais de um ano e permitiu que surgissem novos espaços comerciais na zona comercial da Baixa de Faro, com conceitos bem originais.

Agora, várias entidades farenses voltam a juntar-se para levar a cabo a iniciativa «Ativar a Baixa», um concurso que oferece lojas com rendas “simpáticas” a quem tenha boas ideias de negócio.

Liderado pela empresa municipal Ambifaro, este concurso segue a mesma linha e filosofia que a iniciativa «Estamos na Baixa!», lançada pela associação «Faro 1540», em parceria com a Câmara de Faro e a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro, em dezembro de 2012.

O nome muda e a entidade promotora também, mas a lógica mantém-se, bem como o interlocutor principal, já que o presidente da «Faro 1540» na altura em que o «Estamos na Baixa!» foi lançado, Bruno Lage, é agora o presidente do conselho de administração da Ambifaro.

Como o concurso da Associação e Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, o «Activar a Baixa!» assenta numa lógica bem simples: pegar em lojas que se encontram devolutas e “oferecê-las” a quem tiver boas ideias para as dinamizar e dar mais cor ao comércio tradicional de Faro.

«O objetivo é revitalizar o comércio local de Faro. Procuramos, sobretudo, dinamizar a zona comercial, estimular a iniciativa, a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor e, como é óbvio, a criação de novos postos de trabalho, através da facilitação da abertura de novos espaços comerciais», explicou Bruno Lage, em declarações à Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7 FM).

A iniciativa irá proporcionar a oportunidade a 5 empreendedores de desenvolverem o seu projeto comercial em localizações privilegiadas do centro de Faro, com condições de arrendamento gradual e a preços de exceção durante 9 meses (Abril a Dezembro de 2014), entre outros benefícios.

Qualquer pessoa, nacional ou estrangeira, residente ou não em Faro, se pode candidatar, bastando para isso inscrever-se, até ao dia 31 de janeiro, através do formulário próprio disponível no site da Ambifaro ou na sua página de facebook .

«As propostas são avaliadas por um júri e a ideia é termos pelo menos cinco projetos a serem desenvolvidos. Podem ser lojas ou ateliers, estamos abertos a todo o tipo de projetos, exceto franchising», acrescentou o presidente da empresa municipal farense.

«Teremos atenção e preferência por produtos e serviços relacionados com a sustentabilidade, o ambiente, as artes, o artesanato, a identidade farense e algarvia, bem como a inovação e criatividade», disse Bruno Lage.

Além das rendas a custos controlados na Baixa de Faro, os participantes também terão um acompanhamento do seu projeto ao longo dos nove meses que dura a iniciativa. Este apoio será focado na componente financeira, «para ver se está tudo bem e, se eventualmente houver algumas dificuldades, tentar minimizá-las».

No «Activar a Baixa!», a Ambifaro tem como parceiros estratégicos a Câmara Municipal de Faro, a FARO 1540 e a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.

Comentários

pub