Lagoa lança Mercado de Culturas dedicado à Andaluzia

Um Mercado de Culturas, dedicado na sua primeira edição à vizinha região da Andaluzia, é a principal novidade da programação […]

Um Mercado de Culturas, dedicado na sua primeira edição à vizinha região da Andaluzia, é a principal novidade da programação cultural do Município de Lagoa, ao longo do novo ano de 2014.

O Mercado de Culturas vai ter lugar em abril, no Convento de S. José e ruas envolventes, na zona antiga da cidade de Lagoa, e integrará concertos, danças, uma feira, exposições, entre outras atividades.

Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, revelou ainda que 2014 marcará também o regresso dos festivais Jazz nas Fontes (5 a 7 de junho) e Sons do Atlântico (7 a 9 de agosto), um dedicado ao jazz e que voltará a ter lugar no anfiteatro ao ar livre do Parque Municipal das Fontes de Estômbar, tendo o Rio Arade como pano de fundo, e o outro dedicado às músicas do mundo, no promontório de Nossa Senhora da Rocha, à beira mar.

O programa de animação cultural de Lagoa mantém ainda a realização da feira do Doce Conventual, no Convento de S. José, em julho.

«Nos últimos anos, houve um retrocesso muito grande em termos de cultura em Lagoa, devido à suspensão da maioria das realizações que traziam notoriedade ao concelho. Só se tinha mantido o Doce Conventual. Mas, se queremos voltar a colocar Lagoa no mapa da oferta cultural de qualidade no Algarve, há que voltar a promover iniciativas que se revelaram verdadeiros sucessos de público, como o Jazz nas Fontes e o Sons do Atlântico, bem como lançar novos eventos, noutras alturas do ano», explicou Francisco Martins em entrevista ao Sul Informação.

O autarca lagoense salientou que, apesar deste ressuscitar de iniciativas que tinham sido abandonadas pelo anterior executivo camarário, alegando falta de dinheiro, «não vai haver um aumento do investimento. O que vamos fazer é rentabilizar mais e melhor os eventos. Se não tenho dinheiro para quatro dias, então fazemos três dias de festival. O que não podemos é parar tudo».

 

Mar como fio condutor

Em 2014, pela primeira vez, vai também haver uma linha condutora geral nos eventos no concelho de Lagoa, abarcando desde a Cultura ao Desporto, passando pelo Ambiente. O tema geral será o Mar.

«Ao longo do ano teremos uma série de iniciativas ligadas ao Mar. Haverá concertos, provas desportivas, exposições, colóquios. Para conseguir isto, ligámos todos os serviços da Câmara, pusemo-los a pensar em conjunto: o Desporto, a Cultura, a Educação, o Ambiente, a Biblioteca, o Arquivo», acrescentou Francisco Martins.

O festival de jazz nas Fontes é uma das iniciativas que irá integrar esse plano de atividades ligadas ao mar, mas, por exemplo na área do Ambiente, haverá uma grande aposta na educação ambiental, bem como cursos de mergulho, limpezas da costa e subaquáticas, debates, exibição de filmes.

«Temos que dar destaque à nossa identidade e às nossas potencialidades. O mar é uma dessas peças importantes. Em 2015, será o vinho», concluiu o presidente da Câmara de Lagoa.

Comentários

pub