Hélder Rodrigues sobe mais duas posições na Geral do Dakar2014

O piloto português Hélder Rodrigues (Honda) terminou hoje a 9ª etapa do Dakar2014, entre Calama e Iquique, no Chile, na […]

O piloto português Hélder Rodrigues (Honda) terminou hoje a 9ª etapa do Dakar2014, entre Calama e Iquique, no Chile, na 7ª posição, a 11min44seg do vencedor, o espanhol Marc Coma (KTM).

Com as suas prestações muito regulares, o motard ascendeu duas posições na classificação Geral, onde já é 6º, à frente, por exemplo, do vencedor do ano passado, o francês Cyril Despres.

Anunciada como uma das etapas chave desta 36ª edição do Dakar, a 9ª especial, com 422 km entre Calama e Iquique, permitiu sobretudo ao espanhol Marc Coma consolidar a sua liderança e ganhar um pouco mais de ascendente psicológico sobre o resto dos concorrentes.

Tendo sido o terceiro a sair para a pista, após Barreda e Despres, o triplo campeão catalão rapidamente se juntou aos seus adversários, para depois rolar na sua companhia, demonstrando assim todo o seu controlo sobre a corrida.

No final, Coma ganhou a sua segunda etapa em 2014, a 23ª no Dakar, 1min21segundos à frente do seu compatriota e delfim provisório na Geral, Joan Barreda, e 5min28seg antes de Despres, o detentor do título, que teve que fazer a última parte da especial bem devagar, por quase ter ficado sem combustível.

Quanto aos restantes portugueses, Mário Patrão (Suzuki) foi o segundo melhor, em 25º, seguindo-se Pedro Oliveira (Speedbrain) em 37º, Pedro Bianchi Prata (Husqvarna) em 40º e finalmente Victor Oliveira (Husqvarna) em 51º.

Na Geral, onde Marc Coma não descola do comando, além da subida de Rodrigues para 6º, Pedro Oliveira manteve-se em 24º, Bianchi Prata desceu mais uma posição para 27º, Mário Patrão subiu uma para 32º, e Victor Oliveira protagonizou a maior subida entre os lusos: passou do 65º posto para o 55º.

No final da difícil etapa, Hélder Rodrigues comentou, ao site da prova: «Ataquei, mesmo sabendo que Cyril, Joan e Marc iam à frente e muito rápidos. Mesmo assim, consegui ganhar tempo a outros corredores, por isso correu-me bem. Estive só durante a última parte, foi bastante difícil mas acabou por correr bem».

Por seu lado, Mário Patrão disse: «Estava a ser uma etapa muito interessante, consegui navegar muito tempo sozinho e com bons resultados. No entanto, já na fase final falhei uma nota que me fez baixar alguns lugares. Ainda assim, estou a recuperar significativamente e espero assim continuar até ao final deste Dakar. A minha mota continua a portar-se muito bem face às máquinas oficiais dos meus adversários, as diferenças são muito grandes, mas a motivação é ainda maior».

Comentários

pub