Hélder Rodrigues foi 2º na décima etapa do Dakar e subiu na Geral

O piloto português Hélder Rodrigues (Honda) foi 2º na 10ª etapa do Dakar2014, a 8 minutos do vencedor da tirada, […]

O piloto português Hélder Rodrigues (Honda) foi 2º na 10ª etapa do Dakar2014, a 8 minutos do vencedor da tirada, o espanhol Joan Barreda. 

Com esta excelente prestação na especial entre Iquique e Antofagasta, marcada pelas dunas e pelo “fesh-fesh”, o motard luso subiu mais uma posição na classificação Geral, para o 5º posto.

«Foi um dia muito bom, ataquei ao máximo porque sei que há ainda forma de ganhar umas posições na Geral», disse Rodrigues ao site do Dakar2014.

«Hoje houve um piloto que abandonou e muitas coisas podem ainda acontecer. Tenho um bom ritmo neste momento, juntei-me aos pilotos da frente e rolo ao seu nível, tudo corre bem neste momento», acrescentou.

Quanto aos restantes motards portugueses, o segundo melhor foiMário Patrão (Suzuki), que terminou a etapa em 14º, Pedro Oliveira (Speedrain) foi 34º, Bianchi Prata 38º e Victor Oliveira 42, ambos em Husqvarna.

Na classificação Geral, que continua a ser comandada pelo catalão Marc Coma, Pedro Oliveira manteve-se em 24º, Bianchi Prata desceu mais uma posição para 28º, Mário Patrão subiu três lugares para 29º, e Victor Oliveira pulou dois, ascendendo ao 53º lugar.

Esta 10ª etapa viu a quarta vitória numa etapa de 2014 de um espanhol, desta vez Joan Barreda, que chegou à frente de Hélder Rodrigues e Cyril Despres.

Marc Coma, apesar de ter terminado em 5º lugar, continua com uma vantagem de 44min10seg sobre o 2º da Geral, que é precisamente Barreda.

Apesar da sua penalização de 15 minutos por velocidade excessiva ontem, Joan Barreda acredita ainda nas suas chances de vitória e demonstrou isso mesmo ao longo desta etapa de 688 km entre Iquique e Antofagasta.

Tendo sido o 10º a sair para a primeira das duas especiais do dia, o piloto da Honda aproveitou-se desta posição ideal na pista para seguir os rastos dos primeiros e assim acelerar à grande durante todo o percurso.

No fim, dobrou seis motos e conseguiu a sua 9ª vitória numa etapa do Dakar, 8 minutos à frente de Hélder Rodrigues e 9min40seg antes de Despres.

Marc Coma não tem ainda qualquer razão para se preocupar, ele que 44min10seg de avanço sobre Barreda e mais de duas horas sobre o seu aguadeiro Jordi Viladoms, igualmente penalizado 15 minutos ontem.

A má notícia do dia foi o abandono do chileno Jeremias Israel Esquerre, que sofreu uma queda e que assim deixa o quarto lugar da Geral ao francês Olivier Pain.

Comentários

pub