Guitarristas Rui Martins e Josué Nunes dão concerto em Tavira

O duo formado pelos guitarristas Rui Martins e Josué Nunes vai atuar no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às […]

O duo formado pelos guitarristas Rui Martins e Josué Nunes vai atuar no próximo sábado, dia 25 de janeiro, às 18 horas, no auditório da Academia de Música de Tavira, concerto que encerra a programação musical de janeiro do município.

Numa organização da Academia de Música, os guitarristas prepararam para este dia um alinhamento que contempla temas de compositores como Tarrega, Granados, Fauré, Vivaldi, Weiss, Bach, Schubert, Boccherini, Villa-Lobos, Machado e Dyens Dumont.

Rui Martins nasceu em 1958. Estudou música na Academia e no Conservatório de Música de Lisboa, tendo aperfeiçoado, em França, os seus estudos em guitarra e harmonia. Destaca-se na sua atividade profissional como concertista e professor de guitarra clássica, no Conservatório de música de Bois- Colombes e na escola de música de St. Witz- Roissy (França), onde dirige as orquestras de guitarra.

É, igualmente, compositor de peças de caráter pedagógico e de concerto para guitarra, coro, quarteto de cordas e orquestra, tendo já marcado presença em diversos festivais e cerimónias de lançamento de livros. Leciona, atualmente, nos conservatórios de Vila Real de Santo António, Maria Campina (Faro) e Olhão.

Josué Nunes nasceu em Tavira em 1974 e realizou os seus primeiros estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo concluido a licenciatura em guitarra, na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de Piñero Nagy. Em 2013, obtém o grau de mestre em ensino de música, vertente de guitarra, pelo Instituto Jean Piaget.

Participou em diversas master-classes (cursos de aperfeiçoamento) e apresentou-se a solo e em várias formações de música de câmara em todo o país. Fundou, em 2002, a Academia de Música de Tavira onde exerce as funções de Presidente da Direção e de docente.

 

Programa completo do concerto:

F.Tarrega (1852-1909)
Recuerdos de Alhambra

Granados (1867-1916)
Zarabanda

G.Fauré (1845-1924)
Pavana

A.Vivaldi (1678-1741)
Andante

S.L.Weiss (1685-1750)
Allegro

J.S.Bach (1685-1750)
Aria sobre uma corda em G
Invenção em lá menor

F. Schubert (1797-1828)
Serenata

L. Boccherini (1743-1805)
Minuetto

H. Villa-Lobos (1887-1959)
Aria-Bachiana Brasileira Nº5

C. Machado (1953-)
Marchinha de Carnaval
Balãozinho
Chorinho em La menor
Sambinha

Dyens-Dumont
Valse Tziganézuélienne

Comentários

pub