Grândola aprova Orçamento 10% mais baixo para 2014

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014 da Câmara Municipal de Grândola, com um valor global de 21.311.363,28 […]

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014 da Câmara Municipal de Grândola, com um valor global de 21.311.363,28 euros, foi aprovado a 27 de dezembro, pela Assembleia Municipal.

Trata-se de um orçamento que apresenta uma diminuição em termos globais de cerca de 10% (2,1 milhões de euros) em relação ao ano anterior, estando «fortemente limitado por encargos e compromissos assumidos e não pagos pelo anterior executivo, e pela dívida global do Município, que ronda os 14 milhões».

Apesar de todos os constrangimentos e limitações, o novo executivo municipal apresenta uma proposta de orçamento que considera «realista» e «assente numa estratégia democrática, de visão, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos grandolenses».

Destaque para o Desenvolvimento Económico e a necessária cooperação com os agentes empresariais, agricultores, produtores locais e com os pequenos e médios empresários. Captar a instalação de novas empresas para Grândola, a Zona Industrial Ligeira; a possível instalação de uma plataforma logística; o incremento das atividades agrícolas e florestais, e a dinamização do comércio tradicional; são assuntos chave em todo este processo que vão merecer uma atenção especial, com a criação de uma estrutura de apoio às atividades económicas.

A estratégia passa, também, por potenciar e apoiar os empreendimentos turísticos e hoteleiros existentes, bem como projetos futuros a implementar no concelho, «salvaguardando as mais-valias que possam trazer para este território, como oportunidades de emprego e de negócio, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos grandolenses, eliminando as assimetrias e desigualdades entre o litoral e o interior».

A par do aprofundamento da relação e apoio ao movimento associativo e às freguesias, algumas das apostas para 2014 são, na área do Turismo, a Rota das Tabernas que comemora 20 anos, a Feira de Agosto, Turismo e Ambiente, a Feira do Chocolate, o Grândola Aventura e o retomar da Mostra Gastronómica do Concelho; – na Cultura grande destaque para as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, os 50 anos da canção “Grândola Vila Morena” e os 25 anos da Biblioteca Municipal. –

No Desporto, destaque para os 30 anos do Parque Desportivo Municipal, para a realização da Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia e o regresso dos Jogos Tradicionais.

Na Juventude, além da continuidade e reforço das ações e projetos que perduram há muitos anos, como o Fórum da Juventude, pretende-se alargar a intervenção deste sector a todo o concelho, envolvendo os jovens e as suas associações nas estratégias a implementar.

Na área da Educação, especial atenção para a reparação e manutenção do parque escolar e para a melhoria de todos os serviços prestados nesta área. Destaque para o retomar da Feira da Criança.

Na área de Desenvolvimento Social, considerada como «uma das mais preocupantes», é fundamental melhorar e reforçar respostas ajudando os que, com o acentuar da crise, enfrentam mais dificuldades.

No Planeamento e Urbanismo, serão lançados os processos de criação das áreas de reabilitação urbana dos centros históricos de Grândola e de Melides, bem como a revisão do Plano Diretor Municipal.

Nas áreas Operativas a cargo da Câmara Municipal, aposta para a melhoria das intervenções, com destaque para as pequenas obras e arranjos, limpeza urbana, recolha e separação de lixo e manutenção de espaços verdes.

Apesar da pouca margem para grandes obras, vão avançar alguns melhoramentos em estradas municipais bastante degradadas, e o serviço de abastecimento de água ao Brejinho de Água.

Nota importante para o antigo Edifício dos Paços do Concelho, que será adaptado para receber o Posto de Turismo, permitindo ao Município uma poupança considerável.

Por outro lado, a informação Municipal passará a ter uma periocidade regular com o objectivo claro de informar os munícipes de todo o trabalho realizado. A Agenda Cultural, o Boletim Informativo, o site e a página do Município de Grândola no facebook são os meios privilegiados.

Comentários

pub