Forte da Meia Praia em Lagos já é monumento de Interesse Público

O Forte de São Roque ou da Meia Praia, em Lagos, foi distinguido como Monumento de Interesse Público pela secretaria […]

O Forte de São Roque ou da Meia Praia, em Lagos, foi distinguido como Monumento de Interesse Público pela secretaria de Estado da Cultura. A classificação deste elemento patrimonial algarvio foi oficializada esta terça-feira, com a publicação da decisão em Diário da República.

Segundo a Direção Regional de cultura do Algarve, o Forte de São Roque ou da Meia Praia, estrategicamente implantado numa zona central da Baía de Lagos, constituía uma das fortificações complementares de defesa da costa algarvia ao longo da Idade Moderna. A sua construção remonta, muito provavelmente, à segunda metade do século XVII, integrando-se no amplo processo de defesa da costa meridional do reino, que levou à edificação de numerosos fortes ao longo de toda a linha marítima do Algarve.

A simplicidade da estrutura, de planta quadrangular com o portal de acesso a norte, resguardado por dois baluartes, complementava a ação do Forte da Ponta da Bandeira, em plena praia de Lagos.

A classificação do Forte de São Roque ou da Meia Praia, passou por um longo processo de pareceres técnicos e audiências públicas, reflete os critérios constantes da Lei do Património Cultural, nomeadamente, quanto ao valor estético, à conceção arquitetónica, urbanística e paisagística do monumento, bem como o que o reflete do ponto de vista da memória coletiva.

Comentários

pub