Filipe Conceição conta como é que um algarvio se torna alpinista e “ironman”

Porque é que um algarvio se dedica ao alpinismo, à maratona do Everest, às provas de Ironman? Se quiser conhecer […]

Porque é que um algarvio se dedica ao alpinismo, à maratona do Everest, às provas de Ironman? Se quiser conhecer a resposta a estas questões, vá assistir, no dia 11, sábado, às 15 horas, à palestra “Aventuras de uma vida”, de Filipe Conceição, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.

A palestra “Aventuras de uma vida” tem como objetivo dar a conhecer a experiência vivida por este amante do desporto nas várias expedições e maratonas em que tem participado.

Associada a esta palestra está, também, uma exposição no átrio da Biblioteca, onde serão colocados alguns objetos pessoais deste atleta, bem como medalhas e fotos dos vários eventos desportivos onde tem participado.

A entrada é livre.

Filipe José Gago da Conceição nasceu a 11 de maio de 1966 e é natural de São Brás de Alportel.

Atualmente é Assistente Técnico na Biblioteca Municipal de Loulé, triatleta do Louletano Triatlo e atleta da Associação Cultural Sambrasense, onde desenvolve a atividade de treinador, organizador e guia de provas e expedições de aventura. Está também ligado ao Núcleo de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA).

A sua carreira desportiva iniciou-se aos oito anos no Futebol Clube de São Luís, como guarda-redes.
Aos 18 anos iniciou-se no atletismo, no Farense, e ingressou aos 20 anos no serviço militar em Santa Margarida, Abrantes, no Curso Oficial Miliciano de Comandos.

Em 1990 integrou uma expedição ao Mont-Blanc e, no mesmo ano, a St. Johann Alpendorf, na Áustria.

Concluiu também o Curso de Alpinismo e Escalada no gelo em 2004, na Serra Nevada, através do Núcleo de Montanhismo de Faro.

Muitas são as maratonas de atletismo onde participou destacando-se a Maratona do Everest, no Nepal, em 2011, a 5000 metros de altitude em sete horas e vinte e seis minutos. Foi o primeiro português a fazê-la.

Em 2013 fez o seu primeiro Ironman na África do Sul e passados seis meses cometeu a proeza de fazer, no mesmo ano, o segundo Ironman. O seu lema é: Desporto é vida.

Comentários

pub