Eurocidade do Guadiana completa primeiro ano de atividades com mais de uma centena de eventos e projetos

A Eurocidade do Guadiana completou esta quinta-feira o seu primeiro ano de atividade durante o qual foram realizados perto de […]

A Eurocidade do Guadiana completou esta quinta-feira o seu primeiro ano de atividade durante o qual foram realizados perto de uma centena de eventos culturais, desportivos e institucionais que aproximaram de forma inequívoca os municípios portugueses de Vila Real de Santo António e Castro Marim e o município espanhol de Ayamonte.

Para maximizar a projeção da Eurocidade, as três localidades iniciaram a produção de uma agenda comum que englobou atividades tão diferentes como eventos musicais, encontros desportivos, concertos, encontros filatélicos, feiras de artesanato, encontros intergeracionais, entre outros.

Para 2014, a Eurocidade do Guadiana elegeu os domínios da saúde, educação, turismo e mobilidade como as áreas prioritárias para desenvolver e estabelecer parcerias, no âmbito das atividades de cooperação fronteiriça.

De acordo com os autarcas de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António estes serão também os domínios a enquadrar no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal, através do qual os municípios da Eurocidade se irão candidatar a um conjunto de verbas para operacionalizar os projetos calendarizados.

Na agenda de temas prioritários da Eurocidade está igualmente a dragagem e navegabilidade do Rio Guadiana, tendo os três municípios transfronteiriços submetido o assunto à Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) para o colocar em discussão na próxima Cimeira Ibérica.

De forma a maximizar recursos, os municípios estão empenhados em avançar, ainda este mês, com a partilha de cuidados de saúde, tendo já sentado à mesma mesa as entidades regionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, bem como os prestadores privados de saúde.

Para por em prática este processo, as autarquias de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António estão já a constituir o diretório de serviços de saúde da Eurocidade, permitindo aos residentes de cada um dos três municípios beneficiar de um conjunto de descontos e vantagens mediante a apresentação do Cartão do Eurocidadão.

O cartão, que será lançado no primeiro trimestre de 2014, permitirá aos eurocidadãos recorrerem aos prestadores privados de saúde dos dois lados da fronteira com um conjunto de vantagens e descontos.

O documento possibilitará também aos munícipes das três localidades iniciarem a partilha de equipamentos comuns como bibliotecas ou infraestruturas desportivas municipais, independentemente de residirem em Portugal ou Espanha.

Ao nível da divulgação, foi ainda lançada, em Agosto de 2013, a Rádio e Agenda Eurocidade, um projeto bilingue dedicado à divulgação de notícias e conteúdos relacionados com a Eurocidade.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira são os seus objetivos principais.

Comentários

pub