Estado do mar vai agravar-se e são aconselhados cuidados redobrados

O estado do mar vai agravar-se este fim-de-semana, principalmente na costa ocidental e a Marinha aconselha todos os que se […]

O estado do mar vai agravar-se este fim-de-semana, principalmente na costa ocidental e a Marinha aconselha todos os que se estiverem a pensar fazer-se ao mar a «redobrar a atenção no cumprimento escrupuloso de todos os procedimentos e regras de segurança».

«De acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, está previsto o agravamento do estado do mar, que afetará principalmente a costa Oeste de Portugal continental, com previsão de agitação marítima do quadrante de Oeste-Noroeste, a aumentar até aos 8 metros de altura», alerta a Marinha Portuguesa, no seu site.

O agravamento do estado do mar será gradual durante todo o fim-de-semana e até meio da próxima semana, com a previsão a apontar para que o pico seja atingido na segunda-feira, 6 de janeiro.

Estes conselhos são dirigidos, em particular, à comunidade piscatória e náutica de recreio, que também são instados a informar-se sobre o estado das barras no site da Marinha e junto da Autoridade Marítima local, antes de sair para o mar.

«Os centros de coordenação de busca e salvamento marítimo de Lisboa e Ponta Delgada (MRCC Lisboa e MRCC Delgada), assim como o sub-centro do Funchal (MRSC Funchal), encontram-se permanentemente a acompanhar a atividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência», acrescentou a Marinha.

Comentários

pub