Dakar2014: Hélder Rodrigues foi o melhor português, no dia em que morreu um piloto belga

Hélder Rodrigues (Honda) voltou hoje a ser melhor português no Dakar2014, ao terminar a etapa na 6ª posição, a 4min21seg […]

Hélder Rodrigues (Honda) voltou hoje a ser melhor português no Dakar2014, ao terminar a etapa na 6ª posição, a 4min21seg do vencedor, o francês Alain Duclos (Sherco). O motard lisboeta subiu assim para a 8ª posição da Geral.

Dos restantes portugueses, agora que o contingente luso está bem mais reduzido, depois dos abandonos de Ruben Faria, Paulo Gonçalves e Fiuza e da desclassificação de Carlos Sousa, Mário Patrão (Suzuki) foi 15º classificado nesta 6ª etapa, uma especial 400 quilómetros entre Tucumán e Salta, na Argentina. Seguiu-se Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), na 19ª posição, Pedro Oliveira (Speedbrain) em 26º e Victor Oliveira (Husqvarna) em 41º.

Na Geral, Bianchi Prata é o segundo melhor português, em 23º, Pedro Oliveira é 24º, Mário Patrão 36º e Victor Oliveira 67º.

O dia ficou marcado pela morte do piloto belga Eric Palante, que foi hoje encontrado sem vida depois de, na quinta-feira, ter caído na quinta etapa, entre Chilecito a Tucuman, na Argentina.

A ASO (Amaury Sport Organisation) revelou na página oficial do Dakar2014 que Palante (Honda), de 50 anos, disputava o Dakar pela 11ª vez e tinha a ambição de ganhar a classificação dos concorrentes de mota sem assistência.

 

Chaleco abandonou após acidente

Alain Duclos

Apesar da vitória de Duclos nesta 6ª etapa, o espanhol Marc Coma (KTM) manteve a liderança da geral de motos.

Duclos foi o mais rápido, completando o percurso em 4:21.34 horas, com apenas um minuto e 15 segundos de vantagem sobre Coma, que foi 2º, e 1.49 sobre o também francês Michael Metge (Yamaha), que foi 3º.

Esta 6ª etapa foi também marcada pelo abandono do chileno Francisco “Chaleco” Lopez, que iniciou o dia na 3ª posição, mas foi obrigado a abandonar depois de ter protagonizado um acidente que deixou a sua moto em mau estado.

Este sábado, cumpre-se o único dia de descanso do Dakar2014, que regressa ao terreno no domingo, para a 7ª etapa, que vai ligar Salta a Uyuni, com uma especial de 401 quilómetros para motos.

 

Mário Patrão contente com a sua prestação

Mário Patrão registou hoje, na sexta etapa do Dakar 2014, uma prestação de luxo depois de mais uma desgastante corrida recuperação. O seis vezes Campeão Nacional de Motociclismo Todo-o-Terreno partiu para o sexto dia de prova fora dos quarenta primeiros classificados, mas no final registou o 15º melhor tempo cronometrado da “especial” argentina.

“Hoje foi tudo muito mais perfeito, correu-me muito bem a etapa. Consegui estar sempre a subir na classificação ao longo do dia, não tive problemas de maior, somente o muito pó me impediu de conseguir chegar mais adiante na classificação. Depois dos últimos dias tão desgastantes que tivemos, esta etapa foi igualmente difícil ao nível de navegação mas já nos permitiu respirar um pouco melhor”, referiu o piloto de Seia.

Com um dia de interregno pela frente, o Dakar 2014 regressa à estrada no próximo Domingo para enfrentar a desconhecida Bolívia.

“Está terminada a primeira metade da prova, finalmente vou descansar. Não espero que seja tudo muito mais fácil daqui para a frente, antes pelo contrário, vamos entrar na Bolívia, um território novo, temos de atravessar o gigante Salar de Uyuni, mas quero manter a concentração e chegar no final ao Chile o melhor classificado possível”, prevê Mário Patrão.

Comentários

pub