Cross das Amendoeiras em Flor corre-se no dia 2 de fevereiro

A 37.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor vai realizar-se no próximo dia 2 de fevereiro, na Pista […]

A 37.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor vai realizar-se no próximo dia 2 de fevereiro, na Pista das Açoteias.

Este ano, a prova inclui a 51ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cross, que irá juntar mais de 500 atletas de 24 países e um vasto público para apreciar uma das competições desportivas mais importantes da região, que tem levado o nome de Albufeira além- fronteiras.

Mas as competições não ficam por aqui. Antes da disputa do Cross e da TCCE (Taça dos Clubes Campeões Europeus) haverá ainda uma prova regional que conta com mais de meio milhar de participantes só do Algarve.

O 12.º Corta Mato das Areias de São João tem início às 9h10, com os escalões de Benjamim, Infantil, Iniciado e Absoluto.

Atualmente, o Cross representa bem mais que uma simples prova de corta mato. Inclui, também, o Desporto Escolar, Desporto para Deficientes e Desporto de Formação, que reúnem perto de 2000 participantes em representação de 80 por cento das escolas algarvias.

Este ano, o Corta Mato Regional do Desporto Escolar terá lugar no dia 7 de fevereiro, entre as 8h00 e as 17h30, na Pista de Cross das Açoteias.

Nesta competição serão apurados os alunos e as escolas, dos escalões de iniciados e juvenis, de ambos os sexos, que irão representar a Direção Regional de Educação do Algarve no Corta Mato Nacional.

No total, o programa do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor irá envolver cerca de 3000 atletas de várias idades e nacionalidades, entre o Desporto Federado, Escolar e Adaptado.

Ao longo de 37 edições, o Cross atingiu um estatuto único na história do atletismo em Portugal. Por aqui passaram todos os corredores da “geração de ouro” do atletismo português e correram os grandes valores mundiais do corta mato.

A prova nasceu das excelentes condições meteorológicas e da qualidade dos espaços existentes no Algarve para a prática desportiva.

A sua denominação derivou de um dos cartazes mais conhecidos do Algarve – a floração das amendoeiras, também conhecida por “neve vegetal”. De janeiro a fins de fevereiro, diversas zonas do Algarve ficam cobertas em tons de branco e rosa, uma das grandes riquezas agrícolas do Sul de Portugal. Ano após ano, este tem sido o cenário de um evento que continua a atrair milhares de espetadores.

Comentários

pub