Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” une Lagos e Loulé em prol da leitura

O Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” é uma iniciativa conjunta das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé, […]

O Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” é uma iniciativa conjunta das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé, e tem como principal objetivo incentivar e promover a leitura das obras desta conhecida poetisa. A iniciativa vai já na sua nona edição.

Este concurso, organizado conjuntamente pelas Bibliotecas Municipais de Lagos e Loulé (Dr. Júlio Dantas e Sophia de Mello Breyner Andresen, respetivamente), pretende promover o nome e a extensa obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A entrega de prémios acontece rotativamente numa das duas Bibliotecas, no fim de semana mais próximo do dia 23 de abril, altura em que se assinala o Dia Mundial do Livro.

Nesta edição, a entrega está prevista ocorrer em Lagos, no dia 25 de abril.

De acordo com o respetivo regulamento, são admitidos a concurso trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, e ilustrações (originais e inéditos até à data da decisão final), que incidam sobre a obra literária da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Os trabalhos têm que indicar a obra original sobre a qual refletem.

Podem apresentar trabalhos todos os estudantes que frequentem Escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e Escolas do Ensino Secundário, ou equiparado, da região do Algarve.

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 15 de março (inclusive) na Biblioteca Municipal de Lagos ou na Biblioteca Municipal de Loulé (data do correio).

Haverá um único júri para as duas modalidades do concurso, constituído por um representante da Câmara Municipal de Lagos, um representante da Câmara Municipal de Loulé, um representante da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e da Biblioteca, um representante da DREALG – Direção Regional de Educação do Algarve e um representante da FNAC.

Os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário premiados terão direito a cartão-oferta, oferecidos pela FNAC.

Tanto para a categoria de poesia, prosa e ensaio, como para a categoria de ilustração, de cada grupo (ensino básico e secundário), são atribuídos os seguintes prémios: cartão-oferta, valor 50 euros + diploma de participação.

Às escolas frequentadas pelos alunos premiados são oferecidos livros, como contributo às Bibliotecas Escolares.

Caso o júri decida, existe a possibilidade de atribuição de menções honrosas. Todos os premiados terão, também, direito a livros e a um diploma de participação.

As Câmaras Municipais de Lagos e Loulé ficam detentoras de todos os trabalhos, reservando para si os direitos de divulgação ou publicação dos mesmos. Os trabalhos poderão ainda fazer parte de exposições a organizar nas instalações das Bibliotecas Municipais das duas autarquias.

Para mais informações, e conhecimento integral do Regulamento do Concurso os interessados poderão consultar este assunto em www.cm-lagos.pt.

Comentários

pub