Chouriça caseira volta a ser a rainha da festa em Querença

A tradicional Festa das Chouriças volta animar a aldeia louletana de Querença nos dias 18 e 19 de janeiro. A […]

A tradicional Festa das Chouriças volta animar a aldeia louletana de Querença nos dias 18 e 19 de janeiro. A festa em honra de São Luís já se tornou um evento gastronómico de referência da Serra do Caldeirão e tem associado um programa que começa na noite de sábado, dia 18 de janeiro e se prolonga ao longo de todo o dia de domingo. A entrada é livre.

Um dos momentos altos da festa, o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público em geral poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça, terá lugar no dia 19, a partir das 16h30. Mas a festa começará antes e há muito por onde escolher.

No sábado, dia 18, há Noite de Fados, na Casa do Povo de Querença, a partir das 21 horas, com os fadistas André Catarino, César Matoso e Sara Paixão, acompanhados pelos músicos Raimundo Seixas e Cláudio Sousa. Os três intérpretes convidados são jovens talentos do Concelho de Loulé, com origem e raízes no território da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

No domingo, dia 19, a partir das 10 horas, vai decorrer uma exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região.

A partir das 11 horas e durante a tarde, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja. A celebração religiosa terá início às 15 horas, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Carlos Matos, à qual se seguirá a procissão solene com a imagem de São Luís.

Esta festa tradicional em louvor de São Luís, Santo Protetor dos animais, é uma das principais atrações turísticas do Concelho de Loulé, que alia a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes.

As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras.

Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

Comentários

pub