Céu de Fevereiro: não há Lua Nova mas avista-se Estação Espacial Internacional

Fevereiro é um mês peculiar, por ter apenas 28 (ou 29) dias. Mas, como o ciclo lunar dura 29 dias […]

Fevereiro é um mês peculiar, por ter apenas 28 (ou 29) dias. Mas, como o ciclo lunar dura 29 dias e meio, de vez em quando este mês não tem, ou uma Lua Cheia, ou uma Lua Nova.

É o caso de fevereiro de 2014. A Lua Nova ocorreu às 21h38 de dia 30 de Janeiro, e volta a ocorrer 29 dias e meio depois, às 8h00 de dia 1 de março, não havendo assim uma Lua Nova em fevereiro deste ano.

A próxima vez que tal irá ocorrer será em 2033. No caso da Lua Cheia, o próximo fevereiro sem esta fase será já em 2018.

O quarto crescente ocorre no dia 6. Já o dia seguinte será propício para observar, em todo o território nacional, a passagem da estação espacial internacional (ISS).

Será a “estrela”, que irá passar de Sudoeste para Nordeste, atingindo o brilho máximo por volta das 19h20 no arquipélago da Madeira, 19h23 no Continente e 19h56 no arquipélago dos Açores (hora local). Na altura de brilho máximo, será ainda mais brilhante que o planeta Júpiter.

A 10 deste mês, a Lua estará a apenas 6 graus de Júpiter. Também neste dia, durante o anoitecer, será novamente possível ver a passagem da ISS, por volta das 18h34, mas apenas em Portugal Continental.

Marte, a Lua e Espiga, virados a Este por volta das 23h45 do dia 19, formam um triângulo (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)

Dia 14, a Lua estará Cheia e cinco dias depois, quando nascer, por volta das 23 horas, estará a apenas 4 graus do planeta Marte. Os dois astros formarão um triângulo com a estrela Espiga.

No dia 22, a Lua em quarto minguante nasce por volta da uma da manhã, logo ao lado do planeta Saturno.

Quase a acabar o mês, na madrugada de dia 26, a Lua e o planeta Vénus, os dois objetos mais brilhantes do céu à noite, nascem quase colados, por volta das 5 da manhã.

Quanto aos planetas, Marte está bem próximo da estrela Espiga, nascendo por volta das 23h30 no início do mês, mas já acima do horizonte às 22h15 no fim de fevereiro. Saturno também aparece formando um triângulo, cada vez mais cedo, mas mesmo assim, no final de fevereiro ainda nasce por volta da meia-noite e meia.

Vénus está na sua altura de “Estrela da Manhã”, por isso aparece antes do nascer do Sol. No início de fevereiro aparece por volta das 5 e meia da manhã, enquanto no fim do mês, levanta-se por volta das 4h45.

Já Mercúrio está (dificilmente) visível ao anoitecer no início de fevereiro, pondo-se pouco depois. Durante este mês, vai-se aproximar do Sol, passar pela nossa estrela, aparecendo “do outro lado” no final do mês, estando visível antes do amanhecer.

Boas observações.

 

Autor: Ricardo Cardoso Reis (CAUP)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

LEGENDAS:
Figura 1: Mapa da passagem da ISS pelos céus dos Açores, Madeira e Portugal Continental, no dia 7 de fevereiro 2014. (Imagem: heavens-above.com)

Figura 2: Marte, a Lua e Espiga, virados a Este por volta das 23:45 do dia 19, formam um triângulo. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)

Comentários

pub