Centro Europe Direct dá a conhecer o Parlamento Europeu no Algarve

Dar «a conhecer melhor o trabalho do Parlamento Europeu e o essencial das tomadas de decisão que afetam a vida […]

Dar «a conhecer melhor o trabalho do Parlamento Europeu e o essencial das tomadas de decisão que afetam a vida diária dos cidadãos, em ano de Eleições Europeias, é o grande objetivo das seis sessões de esclarecimento/debates que o Centro Europe Direct do Algarve vai promover entre fevereiro e abril.

Os portugueses vão escolher os seus representantes no Parlamento Europeu no dia 25 de maio e a ideia do Europe Direct, sedeado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) é chamar a atenção «para a importância da nossa participação enquanto cidadãos europeus».

Será, de resto, a CCDRA que acolherá, nas suas instalações, a primeira sessão. No dia 14 de fevereiro, os algarvios terão a oportunidade de participar no debate «(Re)enamore-se pela Europa», uma ação que decorre, em simultâneo, em 19 cidades do país.

A 21 de fevereiro, o Centro Europe Direct sai de casa para promover nova sessão em Loulé, sobre o tema «Europa espaço de emprego e mobilidade». A 24 de fevereiro, a iniciativa volta à CCDR Algarve, em Faro, para debater a temática «A Europa no mundo».

No mês de março, no dia 21, a iniciativa é levada a Lagos, onde se discutirá o tema «Europa espaço sustentável». As duas últimas sessões decorrem em abril, a primeira no dia 3, na Universidade do Algarve, sobre o tema «Na Europa 30 anos depois» e a segunda em Vila Real de Santo António, a 11, onde se falará sobe «A Europa dos cidadãos».

Mais informação sobre os locais de realização, programa e inscrições serão disponibilizado no site da CCDRA, «na proximidade da data das sessões-debate». Quem não puder estar presente fisicamente, pode seguir os debates online no site das Eleições Europeias e nas redes sociais Facebook e Twiter.

«A Europa está a passar por grandes transformações e a palavra crise “anda na boca de toda a gente”. Mas é também esta “crise” que contribui para despertar nos cidadãos a consciência de que as suas condições de vida tocam no “coração” da Europa. As eleições dão a oportunidade a todos os cidadãos de escolher a Europa que querem e o voto de cada um poder fazer a diferença!», enquadrou a CCDRA numa nota de imprensa.

«O Parlamento Europeu mudou e é cada vez mais impulsionado pelo que importa ao cidadão. Quer ouvir as muitas vozes e agir em conformidade. Quer reagir aos desafios. Quer ter um impacto real e positivo, assumir o presente e construir o futuro», concluiu aquela entidade.

Comentários

pub