Câmara de Portimão aprova voto de pesar por Pearce de Azevedo

O executivo da Câmara de Portimão aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte de José Manuel Pearce de […]

O executivo da Câmara de Portimão aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte de José Manuel Pearce de Azevedo e guardou um minuto de silêncio em memória do ilustre portimonense. José Manuel Teixeira Gomes Pearce de Azevedo faleceu esta segunda-feira, vítima de doença prolongada.

Diplomata, gestor público e cidadão de mérito de Portimão, nasceu na Praia da Rocha a 20 de março de 1930, sendo, por via materna, neto do ex-Presidente da República, natural de Portimão, Manuel Teixeira Gomes e, por via paterna, de José Pearce de Azevedo, um dos fundadores do Portimonense Sporting Clube.

Apesar de ainda ter pensado em abraçar a medicina, veio a formar-se em Ciências Económicas e Financeiras pela Universidade de Lisboa, e mais tarde instalou-se em Londres, para trabalhar numa empresa de navegação da família e prosseguir os seus estudos na área da Economia e das Finanças, com professores da London School of Economics.

José Manuel Pearce de Azevedo desempenhou no Algarve um percurso profissional digno de referência, onde foi cônsul honorário britânico (1965-2000), presidente da Região de Turismo do Algarve (1970-1974) e presidente dos Portos do Barlavento do Algarve (1963-1998), tendo sido condecorado pela rainha Isabel II de Inglaterra em 1977, com o grau de Oficial do Império Britânico.

O voto de pesar, proposto pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, sublinha que o falecido «pautou sempre a sua vida pela elevação e pelo carácter universalista, cujo capital de lealdade, bom senso, responsabilidade e competência, pela sua extraordinária relação com a Grã-Bretanha, contribuiu decisivamente para que o Algarve se transformasse num potencial mercado recetor do turismo britânico, sendo um homem que defendeu esta região, procurando que o seu trabalho, reconhecido e prestigiado internacionalmente e com grandes benefícios para a região, fosse independente de qualquer ideologia política».

Pearce de Azevedo, acrescenta a autarquia, foi «um verdadeiro diplomata, de diálogo franco e aberto, colocando sempre os interesses do Algarve e do País acima de quaisquer outros valores».

O Município de Portimão expressa o mais profundo pesar à família e informa que a missa de corpo presente está marcada para as 15 horas de amanhã, 22 de janeiro, na Igreja do Colégio, de onde o funeral de José Manuel Teixeira Gomes seguirá a partir das 16 horas para o Cemitério Municipal de Portimão.

Comentários

pub