Câmara de Lagoa anuncia prejuízos «muitíssimo avultados» por causa do temporal na costa

A fúria do mar causou importantes prejuízos no litoral de Lagoa, com Carvoeiro e Ferragudo a serem as zonas mais […]

A fúria do mar causou importantes prejuízos no litoral de Lagoa, com Carvoeiro e Ferragudo a serem as zonas mais castigadas, salienta a Câmara Municipal de Lagoa em nota de imprensa.

A autarquia recorda que ontem, dia 6 de janeiro, «ondas gigantes» invadiram as praias do litoral do concelho de Lagoa, «sacudindo e destruindo, com inaudita violência, as zonas baixas e de comércio das vilas de Carvoeiro – onde causaram muitos prejuízos – e Ferragudo, invadindo espaços públicos de circulação pedonal e rodoviária», como o Sul Informação foi dando conta.

«Esta zanga do mar com os humanos provocou danos na praia do Pintadinho, chegando até ao parque de estacionamento, na Praia dos Caneiros, onde a violência das ondas acrescentou cerca de 1,5m de altura de areia, na Praia Grande, onde as constantes investidas e recuos das ondas chuparam as areias e deixaram detritos por tudo quanto é sítio, chegando às passadeiras de madeira, o mesmo tendo acontecido com maior ou menor gravidade nas praias de Benagil, Vale de Centeanes, Algar Seco, Carvalho e Molhe – algumas, entre outras – danificando estruturas e apoios de praia, nomeadamente na área da restauração», acrescenta.

Os prejuízos materiais estão ainda por contabilizar, mas «presumem-se muitíssimo avultados».

Na Praia do Molhe, o restaurante ficou totalmente destruído, sendo «a atividade de uma vida» que ficou «destruída pela fúria da tempestade».

No Carvoeiro, as águas entraram praia dentro, invadiram os espaços pedonais e rodoviários, danificaram gravemente restaurantes e outros apoios de praia e «causaram graves prejuízos nas instalações do Agrupamento de Escutas 1131 S. Vicente, que ficaram seriamente danificadas».

O presidente da Câmara Francisco Martins, acompanhado pelos autarcas locais e pela sua vereação, já se inteirou da situação, «prometendo que a Autarquia tudo fará para minimizar os prejuízos».

Para começar, determinou, de imediato, a atuação de máquinas e pessoal do município para se proceder à remoção de entulhos, detritos e limpeza da via pública.

Comentários

pub