Biblioteca de Silves lança oficinas de ilustração

A Biblioteca de Silves vai lançar a oficina de ilustração «O Universo de Martolita», uma iniciativa lúdico-pedagógica com periocidade mensal […]

A Biblioteca de Silves vai lançar a oficina de ilustração «O Universo de Martolita», uma iniciativa lúdico-pedagógica com periocidade mensal dirigida a crianças entre os 6 e os 11 anos e dinamizada pela ilustradora Marta Jacinto. A primeira ação tem lugar já no próximo sábado, a partir das 15h30.

Sensibilizar as crianças para a prática da ilustração e da pintura, estimular a criatividade e o raciocínio e explorar e reutilizar diferentes materiais (tais como grafite, lápis de cor, aguarelas e acrílico) e técnicas (como a colagem e a técnica mista) são os principais objetivos destas oficinas.

No primeiro módulo, o que terá lugar no sábado, será apresentado o mundo de Martolita, os seus livros e técnicas. As sessões seguintes serão dedicadas à introdução das cores, materiais e técnicas (22 de fevereiro), ao desenho e às cores – vertente acrílico e aguarela (22 de março) e ao desenho e às cores – vertente técnica mista e colagem (19 de abril).

As oficinas de ilustração culminarão com a realização de uma oficina onde será realizado um trabalho final, no dia 10 de maio, que resultará numa exposição dos trabalhos desenvolvidos, que estará patente na BMS a partir desse dia.

A inscrição em cada uma das oficinas custa 7,5 euros, mas quem optar por participar nas cinco ações beneficia do preço especial de 30 euros. Estes valores incluem os materiais necessários às oficinas, como papel, pincéis, lápis e tintas.

Mais informações sobre as oficinas de ilustração “O universo de Martolita” podem ser obtidas junto da Biblioteca Municipal de Silves, através do telefone 282 442 112 ou do email [email protected].

 

Sobre Marta Jacinto:

Licenciada em Arquitetura, Marta Jacinto é natural de S. B. Messines, tendo, desde muito cedo, especial interesse pelas artes plásticas e, em especial, pelo desenho como forma de expressão favorita. Frequentou, durante o ensino secundário, o curso da dominante de artes, período em que descobriu e experimentou novas técnicas que viriam a influenciar o seu percurso artístico.

Começou, desde então, a fazer as suas primeiras exposições, que atualmente se estendem um pouco por todo o país. Em 2008, iniciou-se na ilustração infantil, na Martolita Ilustra. Atualmente, e em paralelo com a sua atividade de arquiteta, desenvolve trabalho na área das artes plásticas, com destaque para a ilustração, sobretudo, em livros infantis. A Menina dos Pés Verdes, de Graça Magalhães; A abelha Zarelha, de Raquel Patriarca e O doutor Tiradores, de Suzana Ferreira, são algumas das obras que ilustrou.

De referir que Marta Jacinto já colaborou, por diversas vezes, em atividades dinamizadas pela Câmara Municipal de Silves, entre as quais a exposição “Bonecos, tarecos e coisas assim assim”, no âmbito da rúbrica “Talentos na Comunidade” promovida pela Biblioteca Municipal de Silves, e a exposição de “Ilustração para a Infância”, que integrou a programação do 15.º aniversário da Casa Museu João de Deus, ação que também incluiu o desenvolvimento de diversos ateliês de ilustração dirigidos aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Comentários

pub