ARS informa que continuam as reuniões do Grupo de Trabalho sobre Extensões de Saúde

O Grupo de Trabalho que está a analisar a possível reabertura das Extensões de Saúde de Odeleite, Azinhal e Vaqueiros […]

O Grupo de Trabalho que está a analisar a possível reabertura das Extensões de Saúde de Odeleite, Azinhal e Vaqueiros já se reuniu «três vezes desde o final do ano passado, estando a quarta reunião agendada para a próxima semana», adiantou a Administração Regional de Saúde do Algarve ao Sul Informação.

«Atendendo aos constrangimentos oportunamente identificados e que levaram ao encerramento das três extensões, o processo está a decorrer com a maior celeridade possível, não sendo possível à presente data avançar com uma data concreta para a reabertura das extensões», acrescenta a ARS.

Foi desta forma sucinta que a ARS respondeu, a pedido do Sul Informação, ao comunicado esta semana emitido pelo PSD/Algarve, que considerava ser necessário que o Governo crie «as condições necessárias» para que a ARS Algarve possa reabrir «com a maior celeridade possível» aquelas Extensões de Saúde, situados nos concelhos de Castro Marim e Alcoutim, encerradas em Outubro do ano passado.

Apesar de reconhecer que está «em curso um processo negocial entre a ARS Algarve e os municípios de Castro Marim e de Alcoutim», o PSD/Algarve insistiu na «celeridade» na reabertura, «porquanto as referidas unidades de saúde constituem uma resposta indispensável às populações dessas freguesias, cujos residentes são maioritariamente idosos com baixos recursos e sem transportes públicos disponíveis com regularidade para as sedes dos respetivos concelhos, condicionando de forma muito significativa o acesso aos cuidados de saúde».

Os social-democratas algarvios, cujo presidente é Luís Gomes, autarca de Vila Real de Santo António, acrescentam que, depois de «diligências no sentido de compreender as razões deste encerramento», ficaram «preocupados com esta decisão», após ouvirem as «declarações do governo sobre esta matéria».

Na semana passada, o Ministério da Saúde, respondendo a um requerimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, considerou que o fecho de três extensões de Saúde em Castro Marim e Alcoutim veio melhorar o acesso a cuidados de saúde às populações que serviam, que passam a ter acesso a consulta «todos os dias úteis» e melhor «acessibilidade».

Recentemente, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve deliberou, por unanimidade, «exigir a reabertura das extensões de saúde já encerradas» em Castro Marim e Alcoutim e garantir que mais nenhuma fecha.

O encerramento destas Extensões já motivou fortes protestos das populações de ambos os concelhos, tendo tido mesmo lugar uma manifestação à porta da ARS em Faro, que juntou sobretudo idosos e autarcas.

 

Comentários

pub