Algarve pode receber o Congresso Europeu de Treinadores de Atletismo em Outubro

A Associação de Atletismo do Algarve (AAA) está em negociações com o presidente da Associação Europeia de Treinadores de Atletismo, […]

A Associação de Atletismo do Algarve (AAA) está em negociações com o presidente da Associação Europeia de Treinadores de Atletismo, Frank Dick, com vista à realização do Congresso Europeu de Treinadores na região algarvia, possivelmente no próximo mês de Outubro.

Esta informação foi revelada ontem em Albufeira, por Lara Ramos, presidente da AAA, durante a conferência de imprensa de apresentação do Cross Internacional das Amendoeiras, que regressa à pista das Açoteias, no dia 2 de fevereiro, trazendo ao Algarve alguns dos nomes mais sonantes do atletismo de meio fundo.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, salientou, durante a conferência de imprensa de apresentação, estar muito satisfeito por voltar a receber “uma prova que é emblemática para o Algarve e para Albufeira”, tendo realçado, também, a mais-valia associada à realização simultânea da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cross, prova que irá envolver os melhores atletas internacionais da modalidade.

O autarca enalteceu o trabalho da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) e da Entidade Regional de Turismo (ERTA), respetivamente na organização e na divulgação de um evento que, “devido à sua notoriedade, tem contribuído de forma bastante positiva para a divulgação do destino e para o combate à sazonalidade”.

Além da importância da prova ao nível da alta competição, realçou, ainda, a vertente pedagógica do Cross ao incluir o Desporto Escolar, Desporto para Deficientes e Desporto de Formação.

Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, que está na organização do Cross das Amendoeiras desde o seu início, em 1977, referiu que o evento foi o “pontapé de saída” para o Turismo Desportivo no Algarve.

A partir de então, disse “o Algarve começou a receber grandes equipas e estágios não só a nível do atletismo, mas também do futebol, ciclismo e outras modalidades e atualmente a região já dispõe de infraestruturas de grande qualidade que fazem com que tenhamos um enorme potencial no que respeita ao binómio Turismo-Desporto”.

Luís Romão, diretor do IPDJ, afirmou que o Instituto apoia e irá continuar a apoiar o Cross porque é uma referência no Algarve, não só a nível desportivo, mas “uma referência do passado e ainda do presente”.

Sublinhou que o evento é uma marca da região, tendo apelado aos parceiros para que continuem a desenvolver esforços para que a prova tenha cada vez mais impacto.

Por sua vez Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, salientou que a recuperação da pista de Cross das Açoteias veio criar condições para a organização deste tipo de eventos na zona e permitir “o alavancar de investimentos em termos desportivos”.

A terminar o período de intervenções, Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira ,referiu que, apesar do Cross das Amendoeiras já ter passado por outro local, “o seu nome está intimamente ligado às Açoteias e a Albufeira”, tendo destacado a importância do trabalho de todos os parceiros para “levar a bom porto a iniciativa”.

Disse ainda que “o Cross tem a possibilidade de abrir portas ao Turismo Desportivo, é uma boa alternativa de negócios e uma forma de combater a sazonalidade”.

Comentários

pub