Turismo algarvio melhora desempenho em todos os indicadores no 3º trimestre de 2013

O Algarve registou «subidas em todos os indicadores turísticos» no terceiro semestre de 2013, o pico sazonal do turismo na […]

O Algarve registou «subidas em todos os indicadores turísticos» no terceiro semestre de 2013, o pico sazonal do turismo na região, em relação ao mesmo período de 2012. O grande afluxo de estrangeiros nos meses de julho, agosto e setembro compensou a quebra nos turistas nacionais e contribuiu para que também o Aeroporto de Faro tenha tido mais tráfego.

A Região de Turismo do Algarve lançou o boletim da conjuntura turística do 3º semestre de 2013, com indicadores que revelam uma «boa performance» do setor do Turismo, que confirmam o Algarve como a «principal região turística do país». Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, do Turismo de Portugal e da ANA Aeroportos em que se baseia este boletim, o fator decisivo para a melhoria do desempenho do Turismo, no Algarve, é mesmo o aumento de turistas vindos de fora.

Algo que teve um efeito particularmente positivo no que toca aos movimentos no Aeroporto de Faro. Entre julho e setembro, verificou-se um crescimento homólogo de 5,7 por cento (%) no movimento total de passageiros, com o total de pessoas transportadas a aproximar-se dos 2 milhões e 491 mil, mais 135 mil que no ano passado.

A subida em relação a 2012 foi constante, nos três meses do 3º trimestre, com aumentos de 7,2 por cento em agosto e de 5,2 e 4,9 pontos percentuais, em setembro e julho, respetivamente. No somatório dos primeiros nove meses de 2013, a subida em relação ao ano anterior é de 5,3% (mais 250 mil passageiros).

Para estas estatísticas contribuiu o crescimento da influência de alguns mercados emissores, com destaque para a Alemanha, mas também para o Reino Unido e Irlanda. No campo oposto, houve uma forte quebra nos passageiros vindos de Espanha, menos 38% que em 2012.

 

Taxa de ocupação, hóspedes e dormidas em crescendo

Com mais gente a chegar à região, também as unidades hoteleiras saíram beneficiadas. A Taxa de Ocupação Média na hotelaria do Algarve subiu, nos três meses em apreciação, 2,7 por cento em relação a 2012, fixando-se nos 72,7 pontos percentuais. Este indicador cresceu em todos os meses do trimestre, à semelhança do que aconteceu com a taxa de ocupação média nacional.

Com maior ocupação, é natural que também haja aumento ao nível do número de hóspedes e de dormidas. O número de hóspedes na Hotelaria Global do Algarve aumentou 2,2 por cento, para cerca de 1,35 milhões de turistas, relativamente ao 3º trimestre de 2012, com os estrangeiros (+ 5%) a compensar a descida no número de hóspedes portugueses (- 3%). Nos primeiros nove meses do ano de 2013, o número de hóspedes cresceu 2,9%.

Estes turistas que visitaram a região, ajudaram a elevar significativamente o número de hóspedes em Hotéis de 5 e 4 estrelas, que registaram aumentos de 11,5% e 9,4%, respetivamente. No campo oposto, a tipologia «Aldeamentos Turísticos» e «Apartamentos Turísticos» viram os números a diminuir.

Nas dormidas, o aumento esteve em linha com o indicador anterior, tendo-se verificado um crescimento homólogo de 2,5 por cento, com o número de dormidas a ultrapassar os 7,9 milhões. Os valores da estada média mantiveram-se de 2012 para 2013.

Comentários

pub