Agricultores que pouparem mais água vão ser compensados

Os agricultores que pouparem mais água vão ser compensados com fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio, disse este domingo […]

Os agricultores que pouparem mais água vão ser compensados com fundos do próximo Quadro Comunitário de Apoio, disse este domingo em Tavira a ministra da Agricultura, confirmando assim a notícia avançada ontem pelo Público.

Assunção Cristas, que esteve naquela cidade algarvia para uma ação de promoção da Dieta Mediterrânica, esclareceu que a medida passará por uma «majoração para quem tiver boas práticas agrícolas» no uso da água.

«Estamos a fechar esse programa, que este mês será formalmente enviado para a Comissão Europeia», depois de já ter sido apresentado informalmente, acrescentou.

«Portugal tem vindo a fazer um caminho notável contra o desperdício de água», disse ainda a governante, que falava aos jornalistas à margem da iniciativa promovida pela Câmara de Tavira.

Assunção Cristas ligou a questão do bom uso da água à Dieta Mediterrânica, sublinhando que a produção de hortícolas e frutícolas que é uma base dessa alimentação «precisa de água, mas usada de forma eficiente e cuidada».

Em declarações à rádio TSF, o presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses lembrou que os agricultores já poupam água «por necessidade» num dos países onde «mais se tem investido na sofisticação do regadio».

Por isso, João Machado considera que «não faz nenhum sentido» o anúncio da ministra da Agricultura.

«É pura demagogia o Governo vir anunciar medidas que já estão a ser implementadas e que, por isso mesmo, não é necessário haver mais incentivos», sublinhou o dirigente da CAP.

 

 

Comentários

pub