Balanço: 2013 foi um ano marcado pelas mudanças trazidas pelas Eleições Autárquicas

O ano de 2013, no Algarve, em termos noticiosos, foi sobretudo marcado pelas profundas mudanças trazidas pelas Eleições Autárquicas. Mas […]

O ano de 2013, no Algarve, em termos noticiosos, foi sobretudo marcado pelas profundas mudanças trazidas pelas Eleições Autárquicas.
Mas foi também um ano em que, apesar da crise que afeta a região, o Turismo deu sinais de melhoria assinalável, permitindo aos empresários ligados ao setor respirar com mais algum desafogo.
Houve boas notícias, como o 2º lugar do algarvio Ruben Faria no Dakar ou a extensão da classificação da Dieta Mediterrânica como Património da Humanidade a Portugal/Tavira, e más notícias, como a morte de dois grandes vultos da Cultura, António Rosa Mendes, e António Ramos Rosa.
Aqui fica um balanço de 2013, contado a par e passo no Sul Informação.

 

Janeiro

19 de janeiro – O piloto algarvio Ruben Faria fez história a 19 de janeiro, ao tornar-se o primeiro português a conseguir uma 2ª posição no Dakar. À frente de Ruben só mesmo o seu chefe de equipa Cyril Depres, que venceu o rally pela quinta vez. Ruben considerou que esta posição inédita era «inimaginável».

31 de janeiro – Mas o novo ano também começou com más notícias para o Algarve, em especial para o Barlavento: a 2 de janeiro fecharam seis salas de cinema que a Socorama Castello-Lopes mantinha no Centro Comercial Continente, em Portimão, enquanto a 31 de janeiro, foi a vez de fecharem as nove salas do Algarve Shopping, na Guia (Albufeira).

 

Fevereiro

11 de Fevereiro – A saga de Macário Correia continua. O autarca revelou, num comunicado de cinco pontos, já ter tomado «conhecimento da aclaração» que solicitou ao Tribunal Constitucional, não divulga o teor da aclaração e afirma que se manterá em funções como presidente da Câmara de Faro, «aguardando o cabal esclarecimento deste estranho caso».

14 de Fevereiro – Surgem receios de que a reestruturação que vai ser feita na empresa municipal Portimão Urbis provoque despedimentos, depois de conhecido o teor da alteração dos estatutos da empresa municipal, aprovada em reunião de Câmara.

15 de Fevereiro: – Um casal agrediu a funcionária que os atendia no Centro Distrital  de Segurança Social, em Faro, e envolveu-se em confrontações com elementos da segurança desta repartição pública esta sexta-feira de manhã.

 

Março

2 de Março – Perto de 10 mil pessoas saíram no dia 2 à rua em três cidades algarvias – Faro, Portimão e Loulé, para se juntar ao protesto «Que se lixe a Troika – o Povo é quem mais Ordena».

4 de março – “Monchique, o Topo do Algarve” é o tema da nova campanha promocional lançada pela Câmara de Monchique e que pretende consolidar este concelho como um destino turístico «de excelência e de qualidade».

7 de Março – A nova fábrica do grupo Freitasmar em Olhão, situada no Porto de Pesca desta cidade algarvia, foi inaugurada. A nova unidade permite melhorar a capacidade produtiva do grupo na região e destina-se à produção de conservas de cavala, atum e sardinha em azeite, com o mercado italiano como principal destino.

 

 Abril

5 de abril – O vereador da Câmara de Monchique António Mira (PS) é suspeito de ter desviado cerca de 300 mil euros da autarquia, num esquema que foi investigado pela Polícia Judiciária (PJ) de Portimão e que já passou para a esfera do Ministério Público, para avançar com a acusação.

9 de abril – No primeiro dia de estacionamento pago no Hospital do Barlavento, em Portimão, gera-se o caos nos acessos à unidade hospitalar e na própria entrada da cidade. A medida de taxar o estacionamento foi decidida pela administração hospitalar, mas suscitou forte contestação, que passou até por manifestações à porta do hospital. O pagamento acabou por ser suspenso no próprio dia em que começou, devido ao caos no trânsito gerado.

11 de abril – começa mais uma edição do Rally de Portugal nas estradas do interior serrano do Algarve e do Baixo Alentejo, mas não se sabe se não será esta a última vez que a prova do Mundial de Ralis ruma ao Sul. Há notícias de que a prova vai ser desviada para o Norte do país em próximas edições.

20 de abril – a Escola de Artes de Lagoa recebeu o nome do Mestre Fernando Rodrigues, seu fundador, numa homenagem da Câmara Municipal de Lagoa.

 

Maio

3 de maio – A Junta de Freguesia e a população de Santa Bárbara de Nexe promovem uma manifestação contra o fecho do Posto de Correios desta localidade do concelho de Faro. Este é um dos inúmeros postos dos CTT que irão fechar ao longo do ano em todo o Algarve. Mas o encerramento de serviços importantes para as populações, em especial no interior, estendem-se a outras áreas – Finanças, Tribunais, Extensões de Saúde, Segurança Social…

16 de maio – O poeta algarvio Nuno Júdice, nascido na Mexilhoeira Grande (Portimão) em 1949, ganha o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana, o mais importante galardão do seu género.

 

Junho

4 de junho – António Rosa Mendes, de 59 anos, historiador e professor universitário que, em 2005, foi presidente da Faro Capital Nacional da Cultura, faleceu a 4 de junho, no Hospital de Faro, onde se encontrava internado há algumas semanas. O funeral decorreu a 6 de julho, em Cacela Velha, de onde era natural, com a presença de largas centenas de pessoas.

26 de junho – Macário Correia pede a suspensão temporária do seu mandato como presidente da Câmara de Faro, com efeitos a partir de 1 de julho. O cargo passa a ser ocupado por Rogério Bacalhau, até aí vice-presidente. Pensou-se que seria o fim de Macário à frente da autarquia da capital algarvia, mas não foi bem assim…

 

Julho

1 de julho – O mês de Julho começa complicado, a nível nacional: a 1 de julho, o ministro das Finanças Vitor Gaspar apresenta a sua demissão, invocando o «segundo acórdão negativo do Tribunal Constitucional» que terá tornado «inevitável» o pedido de demissão.
Nesse mesmo dia é nomeada Maria Luís Albuquerque, até aí secretária de Estado, para ministra das Finanças.

2 de julho – Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, apresenta a sua demissão ao primeiro-ministro Passos Coelho. Uma das razões invocadas é o facto de não concordar com a nomeação de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças. O ministro demissionário salienta que a sua decisão «irrevogável», o que, soube-se depois, não era verdade: não só Portas se manteve no Governo, como até reforçou os seus poderes. Pelo meio desta crise, o país perdeu milhões e milhões por causa da desconfiança dos mercados financeiros.

2 de julho – No mesmo dia 2 de julho, pouco depois de se conhecer o anúncio de demissão de Portas, e quando todos esperavam a queda do Governo, que parecia inevitável, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anunciou, numa comunicação ao país feita a partir de S. Bento, que o seu Governo não se demite, apesar da renúncia de Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS/PP; conhecida esta tarde.

12 de julho – Martins dos Santos, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, e a vogal médica Ana Costa apresentam a sua demissão ao ministro da Saúde. Divergências quanto ao futuro dos hospitais no Algarve e à criação do Centro Hospitalar do Algarve estarão na origem desta decisão.

18 de julho – A nomeação do médico Pedro Nunes, até agora presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, para presidente do novo Centro Hospitalar do Algarve é aprovada em Conselho de Ministros.

Julho – David Cameron está de férias no Algarve, hospedado numa quinta na encosta da Fóia, na Serra de Monchique, propriedade de um cidadão inglês, com a mulher Samantha e os três filhos, Nancy, Arthur e Florence. Toda a zona está sob apertada vigilância policial, portuguesa e britânica. Mesmo assim, o PM britânico e a mulher visitam e fazem compras no Mercado de Aljezur e Cameron encontra-se com o presidente da Câmara de Monchique, para provar o bom medronho da serra.

24 de julho – Macário Correia, que tinha suspendido as suas funções a partir de 1 de julho, regressa à Câmara de Faro a 24 de julho, sendo ele o presidente a terminar o mandato 2009/2013.

 

Agosto

14 de agosto – Agosto é o mês por excelências das férias no Algarve. Em 2013, ficou marcado pelas boas taxas de ocupação hoteleira, que fizeram os empresários ligados ao turismo suspirar de alívio. Mas foi também o mês em que os mosquitos invadiram Armação de Pêra, aos milhões, estragando o negócio dos restaurantes e as férias a muitos turistas.
Câmara de Silves, Agência Portuguesa do Ambiente/ARH, ARS, todos se uniram para tentar acabar com a praga, mas os esforços foram-se revelando infrutíferos. Até que a 14 de agosto, surge a “arma secreta”: um helicóptero Kamov que estava no Algarve para ajudar a combater os eventuais incêndios é usado para tentar matar os mosquitos. Como? Agitando com as pás da suas hélices as águas da ribeira de Alcantarilha, esperando assim matar os milhões de insetos…está-se mesmo a ver que o esquema não deu resultados…

22 de agosto – Reabrem as nove salas de cinema no AlgarveShopping da Guia (Albufeira), fechadas desde janeiro, agora exploradas por uma empresa brasileira, a Cineplace.

30 de agosto – Cinco praias no litoral dos concelhos de Silves, Albufeira e Lagoa são interditas a banhos devido à possível contaminação das águas causada pela abertura da barra da ribeira de Alcantarilha, que se deu no dia anterior, após as chuvadas. A situação levou ao hastear da bandeira vermelha, por precaução, nas praias de Armação de Pêra e Grande, em Silves, dos Salgados e Galé Poente, em Albufeira, e ainda Vale do Olival, na fronteira entre Silves e Lagoa. Recorde-se que a mesma ribeira de Alcantarilha foi o local onde, ao longo de agosto, proliferaram os milhões de mosquitos que tornaram as férias em Armação de Pêra um inferno.

 

Setembro

21 de setembro – o antigo navio oceanográfico «Almeida Carvalho» foi o último dos quatro navios desativados da Armada Portuguesa a ser afundado, para integrar o parque subaquático «Ocean Revival», criado cerca de três milhas ao largo da praia de Alvor.

23 de setembro – morreu o poeta António Ramos Rosa, nascido em Faro, a cuja biblioteca tinha doado recentemente parte do seu espólio. É mais uma grande perda para a Cultura nacional e para o Algarve em particular.

29 de setembro – Domingo de Eleições Autárquicas, que ditou, por força da lei da limitação de mandatos e pela vontade dos eleitores, mudanças de caras em 11 das 16 Câmaras Municipais algarvias. Pelo meio, houve, apesar de tudo, surpresas, como as vitórias de Rosa Palma (CDU) em Silves e de Vítor Aleixo (PS) em Loulé.
O PS assumiu-se como o grande vencedor, ao ganhar em 10 Câmaras (Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Loulé, São Brás, Olhão, Tavira e Alcoutim), enquanto o PSD ficou apenas com cinco (Monchique, Albufeira, Faro, Castro Marim e Vila Real de Santo António) e a CDU ganhou uma (Silves).
Mas, na verdade, a grande vencedora destas Autárquicas no Algarve foi a abstenção. A nossa região teve mesmo a terceira mais alta taxa de abstenção do país (60,09%), acima da média nacional.

 

Outubro

18 de outubro – A direção do Curso e o Grupo Executivo do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade do Algarve apresentaram a demissão ao reitor João Guerreiro, por considerarem que um novo protocolo a ser assinado entre a UAlg e o Centro Hospitalar do Algarve (CHA) coloca em causa a sua autonomia na escolha de oradores especialistas. Alguns dias depois, tudo parece ficar esclarecido e direção do curso e reitoria chegam a acordo.

23 de outubro – A população, na sua maioria idosa, de freguesias dos concelhos de Castro Marim e de Alcoutim manifesta-se em Faro, à porta da Administração Regional de Saúde do Algarve, exigindo a reabertura das suas Extensões de Saúde. Mas há mais fechos na calha, em outros locais do Algarve.

30 de outubro – O médico João Manoel da Silva Moura dos Reis é o novo presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, segundo despacho do Gabinete do Ministro da Saúde, datado de dia 30 de outubro. Substitui Martins dos Santos, que se tinha demitido em 12 de julho.

 

Novembro

17 de novembro – apesar das “previsões” não fundamentadas que indicavam que o verão de 2013 seria um dos mais frios dos últimos 400 anos, a verdade é que o ano de 2013 poderá ficar entre os 10 mais quentes desde 1850, salienta a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O período de janeiro a setembro de 2013 foi o sétimo mais quente, com temperatura global média de 0.48°C superior ao valor médio de 1961-1990.

30 de novembro – O Banco Alimentar contra a Fome promove no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro mais uma campanha nacional de recolha, em centenas de supermercados do país. No Algarve, acabam por ser doadas cerca de 158 toneladas de alimentos, na campanha que decorreu em 160 lojas da região. É menos que na campanha em novembro de 2012, mas, mesmo assim, tendo em conta a crise que se vive na região, os responsáveis consideram que «é obra».

 

Dezembro

2 de dezembro – Alexandra Gonçalves, professora adjunta e investigadora na área do Turismo na Universidade do Algarve e ex-vereadora da Cultura da Câmara de Faro, acaba de ser escolhida pelo secretário de Estado da tutela como a nova diretora regional de Cultura do Algarve. Substitui Dália Paulo.

4 de dezembro – A Dieta Mediterrânica portuguesa, tendo Tavira como comunidade representativa, é classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, na 8ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorreu, em Baku, no Azerbaijão.

5 de dezembro – As seis salas de cinema do Centro Comercial Continente Portimão reabriram, na passada quinta-feira, dia 5 de dezembro, mas com uma nova marca, Cineplace.

16 de dezembro – A 16 de dezembro, o Sul Informação revela, em primeira mão: a escola Etic_algarve vai mudar-se de Portimão para Faro. Na cidade do Barlavento, a notícia é recebido com consternação.

18 de dezembro – Um morto e dois feridos graves é o resultado da queda de um helicóptero civil ocorrida na Serra de Monchique, depois de presumivelmente ter colidido com uma linha elétrica.

18 de dezembro – Também a 18 de dezembro, António Branco, 52 anos, toma posse como novo reitor da Universidade do Algarve. O homem que se apresenta como «filho de uma professora e de um jornalista, filho adotivo do Algarve. Transitoriamente reitor» é, para muitos, o rosto de uma nova era na Ualg.

27 de dezembro – António da Branca, dirigente da Olhãopesca – Organização de Produtores de Pesca do Algarve, faleceu na tarde desta sexta-feira, no Hospital de Faro, onde estava internado, vítima de doença prolongada. Como escreveu Josué Marques, do Sindicato dos Profissionais de Pesca do Sul, num comentário na notícia do Sul Informação, «com o seu falecimento, a comunidade piscatória de Olhão terá visto desaparecer um dos seu mais dedicados e abnegados filhos na defesa de causas em que sempre acreditou e pelas quais sempre lutou».

31 de dezembro – o Sul Informação termina o ano com a notícia de que a Associação «Faro 1540» exige que a Inglaterra devolva uma importante coleção de livros do Bispo do Algarve D. Fernando Martins Mascarenhas, roubada pelo então Conde de Essex, Robert Devereux, um corsário ao serviço da coroa inglesa, em 1596.
Se a iniciativa terá sucesso ou não é coisa que não se sabe. Mas tem pelo menos a vantagem de mostrar que o Algarve não está disposto a ficar de braços cruzados à espera que as coisas aconteçam. Nesta e noutras questões.

Comentários

pub