«Teia d’Ideias» debate «Estado da Saúde do Barlavento Algarvio»

«O Estado da Saúde do Barlavento Algarvio» vai ser o tema do debate que a associação «Teia D’Impulsos», em parceria […]

«O Estado da Saúde do Barlavento Algarvio» vai ser o tema do debate que a associação «Teia D’Impulsos», em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, vai realizar no Pequeno Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 22 de janeiro, às 21 horas.

Inserida no ciclo «Teia d’Ideias – Espaço de Cidadania», esta iniciativa pretende lançar o debate sobre o presente e futuro do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, agora Centro Hospitalar do Algarve (CHA), após a fusão com o Hospital de Faro. O debate promete ser aceso, já que contará com o atual administrador da CHA Pedro Nunes e o seu antecessor em Portimão Luís Batalau, que tem sido um dos críticos da gestão que está a ser levada a cabo.

O painel de convidados conta, igualmente, com o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve João Moura Reis e com o presidente do Conselho Distrital do Distrito Médico do Algarve da Ordem dos Médicos Ulisses Brito. A« Teia D’Impulsos» será representada por Vítor Dias e a moderação do debate estará a cargo de Nuno Silva.

«Num momento em que a qualidade dos cuidados de saúde públicos prestados no Algarve tem sido alvo do interesse mediático e suscitado o confronto de opiniões divergentes, torna-se necessário esclarecer os cidadãos e discutir quais as consequências para a saúde pública das recentes mudanças na gestão dos hospitais públicos da região, com a fusão do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio», ilustrou a Associação Social, Cultural e Desportiva algarvia.

Entre os assuntos que têm merecido exposição mediática, contam-se «o fecho de especialidades médico-cirúrgicas, a insuficiência de recursos humanos e materiais, o alargamento do tempo de espera nas urgências, os atrasos na realização de exames e cirurgias ou o descontentamento expresso por utentes e profissionais de saúde».

Neste debate, estarão em cima da mesa diversas questões, entre as quais: «Estarão os cuidados primários prestados pelo hospital público a dar a adequada resposta às necessidades da população? Quais as consequências directas da reorganização dos serviços hospitalares para os utentes do Barlavento Algarvio? E o sector privado, poderá colmatar as lacunas dos serviços prestados pelo hospital público?».

O encontro está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate. Será ainda possível seguir as principais incidências da tertúlia através da página de Facebook da Teia D’Impulsos ou ouvi-lo, mais tarde, na Rádio Costa D’Oiro, onde será transmitido no programa «Impulso».

Comentários

pub