VMER pode estar inoperacional no Algarve nas noites de Natal e passagem de ano

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a operar no distrito de Faro podem não estar em funcionamento na […]

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a operar no distrito de Faro podem não estar em funcionamento na noite de 24 para 25 de dezembro e na passagem de ano, denunciou ontem o Bloco de Esquerda.

Em causa, segundo o BE, está o anúncio de baixar o pagamento por hora dos médicos que asseguram a tripulação das VMER, para valores que oscilam entre os quatro e os oito euros.

O Bloco garante que esta situação está a levar os médicos a abandonarem este serviço, com a consequente paragem de viaturas do VMER nas noites de Natal e de passagem de ano.

Os deputados bloquistas Cecília Honório e João Semedo consideram «essencial que o Governo garanta o funcionamento das três viaturas VMER a operar no distrito de Faro, sobretudo nas noites de Natal e passagem de ano, com o pessoal médico habilitado para as funções».

Para o Bloco de Esquerda, é «premente garantir que estes cenários de inoperacionalidade de VMER não voltem a ocorrer», sendo urgente obter as devidas explicações junto do Concelho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA).

Para os deputados do Bloco, não é aceitável que o Conselho de Administração do CHA «decida unilateralmente baixar os salários dos trabalhadores e, por causa da má decisão do CHA, incompreensível que a população fique lesada, dado não haver qualquer garantia que qualquer uma das três viaturas VMER se encontre em funcionamento nas noites em causa».

«A inoperacionalidade de uma das VMER seria incompreensível em qualquer situação, mas é ainda mais inexplicável quando ocorre numa das épocas mais críticas para os serviços de saúde e numa das alturas em que o Algarve tem mais pessoas, uma vez que, à população residente, acrescem familiares e também todos os turistas que nesta época do ano procuram a região», concluem.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente.

A sua equipa é constituída por um médico e um enfermeiro e dispõe de equipamento de suporte avançado de vida.

O distrito de Faro dispõe de três VMER, em Faro, Portimão e Albufeira, todos sob a alçada do recém-criado Centro Hospitalar do Algarve.

Comentários

pub