Vila Real de Santo António e Monchique recebem unidade de formação da escola de Bombeiros

Os municípios de Vila Real de Santo António e de Monchique vão receber uma Unidade Local de Formação da escola […]

Os municípios de Vila Real de Santo António e de Monchique vão receber uma Unidade Local de Formação da escola de Bombeiros.

Para isso, os municípios de Vila Real de Santo António e Castro Marim, bem como o de Monchique, e ainda a Associação Humanitária de Bombeiros de VRSA, a Federação dos Bombeiros do Algarve e a Escola Nacional de Bombeiros celebraram, esta quarta-feira, um protocolo para a instalação dessas unidades.

No caso de Vila Real de Santo António, a futura unidade formativa ficará localizada no quartel do Corpo de Bombeiro, enquanto em Monchique se situará no futuro Centro de Recursos de Proteção Civil.

A criação destas estruturas responde a uma aspiração antiga dos Bombeiros do Algarve, uma vez que, até agora, não existia nenhum centro de formação no distrito de Faro, o que obrigava os soldados da paz a deslocarem-se até outros pontos do país.

O programa de formação abarca áreas-chave como o combate aos incêndios urbanos, industriais e florestais ou o controlo de acidentes com matérias perigosas, aumentando a resposta operacional no âmbito da proteção e socorro.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «esta parceria estratégica reforça ainda mais a cooperação que a autarquia tem vindo a desenvolver com os bombeiros» e «permitirá dar continuidade ao bom trabalho de prevenção desenvolvido durante o ano de 2013».

Comentários

pub