Sistemas de climatização amigos do ambiente focados em novo workshop WIDER

Soluções de climatização  amigas do ambiente vão estar em foco em mais um workshop «WIDER», que irá decorrer na Universidade […]

Soluções de climatização  amigas do ambiente vão estar em foco em mais um workshop «WIDER», que irá decorrer na Universidade do Algarve no dia 20 de dezembro. O tema de nova sessão do ciclo de oficinas de trabalho, realizadas ao abrigo do Programa Europeu que lhes dá nome, será «Green HAVC Systems» e debruçar-se-á na «aplicação de Energias Renováveis e promoção de eficiência em sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) na edificação».

Para falar deste tema, o CRIA-Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve convidou o investigador e professor universitário Eusébio Conceição, o doutorando da UAlg António Sousa e os engenheiros Pedro Lopes e Javier Elcuaz da empresa Rolear. A iniciativa tem lugar entre as 18 e 21 horas, no anfiteatro 1.8, do edifício 8, do Campus de Gambelas da UAlg.

O primeiro orador convidado, que tem desenvolvido investigação de ponta na UAlg, falará da «Influência do Chão Radiante Aquecido no Escoamento Interno e na Termo-Fisiologia Humana».

António Sousa colocará em cima da mesa o tema «Aplicação de Sistemas de Controlo Inteligentes Baseados na Termo-Fisiologia Humana na Melhoria das Condições de Conforto no Campus da Penha», enquanto Javier Elcuaz e Pedro Lopes vão falar sobre «Climatização por Superfícies Radiantes com Apoio das Energias Renováveis».

«Neste Workshop serão apresentadas novas ferramentas e soluções destinadas a projeto de edifícios e a avaliação do conforto térmico e qualidade do ar no interior dos edifícios», explicou o CRIA.

No projeto de edifícios serão apresentados novas ferramentas numéricas, entre as quais se destacam modelos inteligentes multi-celulares baseados na termo-fisiologia humana, para avaliação e controlo dos sistemas AVAC. Os projetos de sistemas AVAC apresentados terão enfoque na ecologia e eficiência energética.

«Aplicação de Energias Renováveis na Edificação», «Projeto e Aplicação de Sistemas AVAC na Edificação» e «Desenvolvimento de Novos Sistemas de Controlo em Sistemas AVAC» são objetivos da sessão.

Para nela participar, estão convidados alunos e investigadores na área e projetistas e instaladores de sistemas AVAC. Os interessados deverão inscrever-se no site do CRIA, já que as inscrições, apesar de gratuitas, são limitadas.

O projeto europeu WIDER visa promover a inovação e o crescimento sustentável de pequenas e médias empresas.

Comentários

pub