Sin-Cera lança campanha de crowdfunding para concretizar Encontro de Teatro Universitário

O Sin-Cera, grupo de teatro da Universidade do Algarve, lançou uma campanha de crowdfunding para poder concretizar o Encontro de […]

O Sin-Cera, grupo de teatro da Universidade do Algarve, lançou uma campanha de crowdfunding para poder concretizar o Encontro de Teatro Universitário (ENTU), marcado para 27 a 30 de março, em Faro.

Após um interregno de 16 anos, o Sin-Cera decidiu retomar este Encontro Nacional de Teatro Universitário (ENTU), que decorrerá no Teatro Lethes. Durante estes quatro dias serão representadas peças de teatro, e realizadas tertúlias e workshops.

No entanto, «face à conjuntura económica atual, que tem vindo a atingir, de forma devastadora, os recursos e as condições das entidades responsáveis pela educação, urge encontrar alternativas de autossustentabilidade», salienta o grupo.

Assim, o Sin-Cera decidiu apelar à colaboração da comunidade, criando uma campanha de crowdfunding para angariar apoio financeiro. Desde as 22 horas do dia 27 de Dezembro que está disponível o site PPL, em http://ppl.com.pt/pt/prj/entu, onde qualquer pessoa pode apoiar financeiramente com o montante que desejar.

Toda a informação estará disponível também na página do ENTU no Facebook. O objetivo é angariar 2500 euros, numa campanha que prossegue até dia 11 de março de 2014, às 23h59. Até agora já foram angariados 90 euros, doados por quatro pessoas.

A 5ª edição do ENTU pretende, segundo o Sin-Cera, «promover a vida cultural e a educação artística no Algarve, duas componentes imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e académico da comunidade juvenil, nesta região, onde faltam políticas culturais consistentes que valorizem a qualidade de vida dos seus habitantes».

Crowdfunding é o termo usado para iniciativas de financiamento participativo/colaborativo. O intuito é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, por forma a viabilizar um projeto. É uma forma inovadora de ajudar quem precisa.

«Convidamos todas as pessoas a fazer parte e acreditamos que com o seu apoio vamos concretizar este projeto», apela o Sin-Cera.

O ENTU conta já com quatro edições realizadas entre 1993 e 1997, nas quais participaram grupos importantes, tais como o GRETUA, o TUM, o Cénico de Direito, o TEUC, o CITAC, o TUTRA, o TA, o GTL, o NNT, o LTA e o TUP.

A organização da primeira edição do ENTU partiu da iniciativa do professor José Louro, inspirador e dinamizador do Sin-Cera na década de 90, marcada por encenações de grande qualidade e pela participação nas principais mostras de teatro nacionais, entre elas, o ACTUS, o FATAL e o Festival de Teatro Universitário da Beira Interior.

«O entusiasmo e apoio do ator e encenador Luís Vicente, diretor da ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve) é de grande importância, não só para o relançamento deste Festival, mas também para podermos contar com o excelente espaço que é o Teatro Lethes para a sua realização», salienta o Sin-Cera.

Comentários

pub