Recolhidos mais dois corpos de raparigas na zona do Meco

A equipa da Polícia Marítima localizou, esta tarde, mais dois corpos de mulheres na Praia do Meco, «a 300 metros […]

A equipa da Polícia Marítima localizou, esta tarde, mais dois corpos de mulheres na Praia do Meco, «a 300 metros do local do acidente» do passado dia 15 de dezembro.

Com mais esta recuperação, falta apenas recolher o corpo de um dos cinco jovens desaparecidos, que foram levados por uma onda na madrugada do dia 15.

Os corpos, recolhidos na sequência das ações de busca dos cinco jovens desaparecidos naquela praia, serão encaminhados, tal como os descobertos ontem e esta manhã, para o Gabinete Médico Legal do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, para se proceder à sua identificação, informou a Marinha. As famílias dos jovens desaparecidos já foram informadas.

Depois de oito dias no mar, os corpos estão irreconhecíveis, pelo que a sua identificação deverá agora ser feita através da comparação de perfis de ADN, em laboratório.

“Quando o corpo permanece tantos dias dentro de água há o desluvamento da pele [que impossibilita, nomeadamente, a recolha das impressões digitais] ao qual se junta a acção da fauna marinha”, explica o diretor da delegação do sul do Instituto de Medicina Legal, Jorge Costa Santos, citado pelo jornal Público.

Assim, a prova de “confirmação e identificação positiva” só será possível através da comparação de perfis de ADN, em laboratório. “É um procedimento que só deverá concluído daqui por duas semanas”, diz Jorge Costa Santos. Ou seja, só em Janeiro é que as famílias terão a confirmação acerca da identidade dos corpos.

Os cinco jovens desaparecidos (quatro raparigas e um rapaz) integravam um grupo de sete alunos da Universidade Lusófona, que tinha alugado casa em Alfarim, no concelho de Sesimbra, para passar o fim-de-semana. Por volta da 1h00 de domingo, dia 15, foram arrastados por uma onda, na praia do Meco. Um deles ainda conseguiu sair da água por meios próprios e alertar as autoridades. Outro foi encontrado morto na manhã do mesmo dia.

A Marinha informa que as buscas prosseguem, mantendo-se empenhadas na operação a corveta «Jacinto Cândido», a lancha de fiscalização «Águia», bem como meios, por terra, da Autoridade Marítima e dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.

Comentários

pub