Proteção Civil alerta para «tempo frio e seco» a partir do fim-de-semana

Nos próximos dias, há que ter cuidado com o tempo frio e seco. O Centro Distrital de Operações de Socorro […]

Nos próximos dias, há que ter cuidado com o tempo frio e seco. O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro lançou um alerta, devido à previsão da «diminuição progressiva da temperatura mínima até segunda-feira, com condições de tempo frio e seco e acentuado arrefecimento noturno sobretudo a partir de domingo e com especial incidência para nos distritos da faixa litoral».

Além de dar uma especial atenção aqueles que estão nas faixas de maior risco, nestas alturas, nomeadamente idosos e crianças, a Proteção Civil avisa par a outros perigos, como a formação de geadas nas estradas, principalmente do interior, intoxicação por inalação de gases, incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e outros dispositivos de aquecimento, entre outros.

O usos de várias camadas de roupa, «folgada e adaptada à temperatura ambiente», o evitar de exposições longas ao firo e mudanças bruscas de temperatura, ingerir sopas e bebidas quentes e o uso de proteções na extremidades são alguns dos conselhos à população.

Também é aconselhável ter especial cuidado com o uso de lareiras, sendo aconselhável, a quem elas recorras, assegurar-se que há ventilação adequada na casa, para evitar acidentes. Estes dispositivos devem ser sempre evitados durante o sono.

Comentários

pub