Professor da Universidade do Algarve eleito vice-presidente do Conselho Europeu das Línguas

Manuel Célio Conceição, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, foi eleito vice-presidente do Conselho […]

Manuel Célio Conceição, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, foi eleito vice-presidente do Conselho Europeu das Línguas.

A UAlg tem, nos próximos dois anos, a vice-presidência do Conselho Europeu das Línguas. Manuel Célio Conceição foi eleito para o cargo por unanimidade, numa reunião da direção em que estavam representadas as seguintes instituições: Universidade Livre de Berlim, Universidade de Lovaina, Universidade de Trieste, Universidade de Aarhus, Universidade de Varsóvia, Universidade de Sevilha, Universidade de Cluj-Napoca, Confederação Internacional dos Tradutores e Intérpretes (CIUTI), Universidade de Southampton, Universidade de Lausanne e Universidade Livre de Bruxelas.

Esta nomeação, “além da satisfação pessoal pelo reconhecimento e pela confiança de tão numerosas e diferentes instituições, representa uma contribuição significativa para a divulgação internacional da Universidade do Algarve. Representa ainda mais responsabilidade na área das políticas linguísticas, aos níveis do ensino da investigação e da gestão política da diversidade cultural”, refere Manuel Célio Conceição.

Por fim, conclui o professor, “é a confirmação da consistência do que temos vindo a fazer nesta área e de que também são testemunhos o facto de termos recebido a confirmação da aprovação de um projeto de investigação financiado no âmbito do 7º programa quadro, cujo título é ” Mobilidade e inclusão na Europa Multilingue, e o termos sido convidados pela Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia para integrar um grupo de trabalho de acompanhamento e avaliação de atividades no quadro da estratégia 2020”.

O European Language Council/Conseil Européen pour les langues (ELC/CEL) é uma associação de universidades, centros de línguas, associações de profissionais na área das línguas (tradutores, revisores, intérpretes) que, por um lado, tem estruturado e coordenado projetos europeus e, por outro, se instituiu como plataforma entre outras associações (como a Associação Europeia de Universidades – EUA, a Associação Europeia das Associações de Estudantes – ESU, a Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior – EURASHE etc.), associações de alumni e associações empresariais.

O ELC/CEL desenvolve todas as suas atividades na área da política linguística e do respeito pela diversidade linguística e cultural. Neste momento tem cerca de uma centena de associados, sobretudo instituições da União Europeia mas também associados da Arménia, da Rússia, do Cazaquistão, da Austrália e do Canadá.

O CEL/ELC é também uma instituição de aconselhamento da Comissão Europeia (Direções gerais de educação e cultura, tradução, interpretação, entre outros), tem participado na elaboração dos documentos orientadores das políticas de linguísticas e multilinguismo e na análise de definição das linhas de investigação das chamadas a candidatura dos projetos europeus.

Tem ainda colaborações estreitas com a divisão de línguas e cidadania do Conselho da Europa e com o European Council for Modern Languages -ECML, instituição do Conselho da Europa de que Portugal não é membro.

A participação da UAlg nesta associação permitiu que a Instituição fosse parceira ou coordenadora de mais de uma dezena de projetos e levou a que, por exemplo, no âmbito do projeto MOLAN, fosse constituída uma rede local de formação em línguas, que envolveu o agrupamento de escolas Afonso III, a Escola Secundária de Tomás Cabreira, a Direção Regional de Educação e a Universidade do Algarve.

Esta rede foi considerada uma boa prática para motivação em línguas pela União Europeia e o resultado do trabalho foi incluído no EU Handbook for good practices in language motivation, publicado pela DGEAC da Comissão Europeia.

Comentários

pub