Presépio com 4000 figuras de Vila Real de Santo António já pode ser visitado

O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressou na sexta-feira ao Centro Cultural António Aleixo. Este, que é […]

O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressou na sexta-feira ao Centro Cultural António Aleixo. Este, que é um dos maiores presépios do país, volta, uma vez mais, a bater recordes ao integrar perto de 4 mil figuras, repartidas por uma área de 200 metros quadrados.

Nesta, que é a sua décima primeira edição, o presépio gigante de VRSA comporta mais de 18 toneladas de areia, 2 toneladas de pó de pedra e 2000 quilos de cortiça. A esta lista adicionam-se 150 metros quadrados de musgo e uma mega estrutura de suporte.

Para dar vida a este presépio foram necessários 40 dias e muitas horas de trabalho. Os preparativos começaram, contudo, há muitos meses, com a construção das figuras e das centenas de adereços.

Por detrás de todo este trabalho estão Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes. Ao todo, foram investidas mais de 2000 horas na construção daquela estrutura.

Uma das razões do sucesso deste presépio está nas características das quase 4000 figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas, fator que contribui para a sua diferenciação e inovação.

De acordo com os seus mentores, além da coleção pertencente à autarquia vila-realense, somam-se outras tantas peças adquiridas pelos próprios ao longo dos anos, o que faz com que o presépio continue a crescer ano após ano.

Para conquistar os visitantes, todos os anos é alterada a configuração deste presépio, não sendo esquecidos os episódios cristãos e pagãos que estão associados ao imaginário da quadra natalícia.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «o presépio gigante é um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve e é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis».

As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que se destina a suportar os custos relacionados com a montagem e manutenção.

O valor remanescente reverterá a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens dos 0 aos 18 anos em situação de risco.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 12 de janeiro de 2014. Pode ser diariamente visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.

 

Presépio Gigante de VRSA

Local: Centro Cultural António Aleixo

Diariamente, até 12 de janeiro

Horário: 10h00 – 13h00 | 14h30 – 19h00

(1/Janeiro: das 14h30 às 19h00)

Comentários

pub