Preços sobem na hotelaria de Vilamoura e Albufeira mas caem em Portimão

Os preços nos hotéis de localidades algarvias de Vilamoura, Albufeira e Lagos subiram 22%, 11% e 3%, respetivamente, neste mês […]

Os preços nos hotéis de localidades algarvias de Vilamoura, Albufeira e Lagos subiram 22%, 11% e 3%, respetivamente, neste mês de dezembro, revelam os dados do estudo Trivago. Bem diferente é a situação de Portimão e Faro, onde as quebras nos preços do corrente mês em relação a novembro foram de -18% e -4%.

Um hoteleiro algarvio contactado pelo Sul Informação explicou que a subida dos preços muito acentuada em Vilamoura e Albufeira se deve sobretudo à aposta em «fortes programas de passagem de ano, que atraem muitos turistas a estas duas cidades». Esta é, na sua opinião, a mesma razão que explica a queda acentuada dos preços em Portimão (-18%): «se há uns tempos o sítio para passar o ano era Portimão, porque era aí que tudo acontecia, agora verifica-se um vazio imenso na animação».

Segundo aquele site de reservas hoteleiras, apesar de ainda inferiores aos valores praticados em 2012, os preços hoteleiros aumentaram 1% este mês, em média nacional, pondo assim fim a três meses de reduções sucessivas.

Esta tendência de crescimento, no último mês do ano, já se tinha verificado em 2010 e 2011, mas foi interrompida no ano passado. Agora, com o aproximar da época festiva, surge um novo impulso para a hotelaria nacional.

Em contraciclo surgem, porém, Lisboa (-1%) e Porto (-2%), dois importantes motores do turismo nacional, sobretudo em época baixa, que reduziram ligeiramente os preços, o que torna ainda mais assinalável a recuperação portuguesa. Mas também se registam quebras acentuadas de preços em dois locais do Algarve, Portimão e Faro.

Por outro lado, a tendência de subida, segundo o trivago Hotel Price Index (tHPI), deu-se também no Funchal, destino de excelência na passagem de ano, aumentou os seus preços em 7%, bem como na Figueira da Foz (+14%) e Covilhã (+8%), ambas na região centro.

O aumento face a Novembro (que coloca a média nacional nos 75€ por noite em quarto duplo) é inédito no sul da Europa e mesmo analisando todo o continente europeu apenas se verifica na Suíça, Áustria, Hungria, República Checa e Irlanda.

Este tem sido um ano de altos e baixos na hotelaria nacional que parecia, em Junho, disparar para um período de exceção, mas não conseguiu, com o avançar do Verão, manter os preços estáveis. Ainda assim, apesar de uma quebra sazonal mais abrupta que em anos anteriores, 2013 fecha em alta.

O trivago Hotel Price Index (tHPI) é um estudo mensal que analisa a variação do preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais. O tHPI é um indicador preciso do mercado hoteleiro online: os valores fornecidos por mais de 200 sites de reserva e cadeias de hotéis criam o preço médio de hotel para cidades, regiões e países. O cálculo dos dados é efectuado com base nos mais de dois milhões de pesquisas diárias realizadas no serviço de comparação de preços do trivago.

Comentários

pub