Peças de design industrial de David Laherrere em mostra no «Palácio do Tenente»

O artista francês David Laherrere vai apresentar peças única de design industrial criadas no Algarve no espaço «Palácio do Tenente», […]

O artista francês David Laherrere vai apresentar peças única de design industrial criadas no Algarve no espaço «Palácio do Tenente», em Faro, de 12 a 14 de dezembro. «THE by David Laherrere» é «um projeto inovador de reciclagem criativa com inspiração industrial, sediado no Algarve», cujos resultados são mostrados no âmbito do evento «Bivar – Arte, Design e Cultura».

O artista nascido em França, radicado no Algarve desde 2012, teve, antes de se mudar para a região, um percurso profissional «ligado à mecânica e posteriormente às antiguidades», segundo os organizadores da mostra.

Após a sua mudança para o Algarve, mais concretamente para São Brás de Alportel, David Laherrere apostou em « criações únicas, nas quais pretende revelar e pôr em evidência peças anteriormente escondidas ou invisíveis, contando histórias sobre elas e sobre as pessoas que as fizeram e trabalharam de forma incógnita».

«Utilizando peças mecânicas de aviões, um mecanismo antigo de relógio de igreja, uma lâmpada de caminhos-de-ferro, prensas de marceneiro, desmontando caixas de velocidades ou recuperando faiança portuguesa, David Laherrere dá uma nova vida a objetos que deixaram de ter utilidade ou que habitualmente passam despercebidos pela maioria das pessoas. O seu trabalho combina técnica e paixão e as suas criações transmitem a alma da mecânica de outrora», descrevem.

«Embora a experiência com as antiguidades e a influência artística da família se tivessem reveladas incontornáveis para o nascimento do “THE”, é na tranquilidade de uma pequena vila algarvia (S. Brás de Alportel), na amabilidade das suas gentes e na partilha dos seus usos e costumes, que a sua inspiração encontrou finalmente condições para emergir», concluiu a organização do evento.

Comentários

pub