Museu de Portimão apresenta exposição “José Tengarrinha – a outra face da moeda”

A exposição “José Tengarrinha – a outra face da moeda ” será inaugurada no Museu de Portimão, na terça-feira, dia […]

A exposição “José Tengarrinha – a outra face da moeda ” será inaugurada no Museu de Portimão, na terça-feira, dia 10 de dezembro, às 19h00.

Uma hora antes, terá lugar a sessão do lançamento do livro “Nova História da Imprensa Portuguesa das origens a 1865”, da autoria de José Manuel Tengarrinha.

Na origem e desenvolvimento desta exposição dedicada ao antigo bancário, esteve desde a primeira hora a sua filha Margarida Tengarrinha a que se juntou José Manuel Tengarrinha, seu filho.

Esta exposição dá a conhecer o percurso biográfico e profissional de uma personalidade local, José Mendes Tengarrinha Júnior, que veio para Portimão em 1925 como correspondente do Banco de Portugal, assumindo mais tarde o papel de gerente, quando a cidade passa a ter uma agência dessa instituição.

Nesta mostra, destaca-se o seu lado artístico e uma faceta menos conhecida, a de fotógrafo e pintor, através da exposição de um conjunto de fotografias, mas sobretudo de pintura, onde o Barlavento Algarvio se encontra amplamente representado.

Às 18h00, terá lugar o lançamento do livro “Nova História da Imprensa Portuguesa das origens a 1865”, da autoria de José Manuel Tengarrinha, filho de José Mendes Tengarrinha.

Esta obra, que trata a história de publicações periódicas, suas origens e desenvolvimento, desde os primeiros papéis informativos surgidos em Portugal no século XVI, será apresentada por Vítor Reia Baptista, professor de ciências da comunicação na Universidade do Algarve.

Ambos os eventos se integram no programa das Comemorações do Dia da Cidade.

O Museu de Portimão pode ser visitado às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e entre quartas-feiras e domingos das 10h00 às 18h00, encerrando às segundas-feiras.

Comentários

pub