LPN Algarve promove passeio pelo Parque Municipal do Sítio das Fontes

Um passeio a pé, observação de aves nas margens do Arade, visita ao moinho de maré, construção de ninhos e […]

Um passeio a pé, observação de aves nas margens do Arade, visita ao moinho de maré, construção de ninhos e fabrico de pão, cozido a lenha no forno das Fontes. Estas são as propostas do passeio no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa), marcado para o próximo sábado, dia 7 de dezembro.

As atividades são promovidas pelo Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN Algarve), em colaboração com a equipa do Parque Municipal e a Câmara Municipal de Lagoa.

O ponto de encontro está marcado para as 9h30 no estacionamento do Parque Municipal do Sítio das Fontes, perto de Estômbar.

O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 hectares, pertencente ao Município de Lagoa.

É um local muito especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica – o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.

Constitui também um acontecimento importante do ponto de vista geológico pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.

É também interessante do ponto de vista histórico-cultural porque existem vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade.

O “Sítio das Fontes”, onde está instalado o Parque, localiza-se no início e ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do rio Arade, perto da vila de Estômbar, no concelho de Lagoa, Algarve.
Fica a cerca de nove quilómetros da foz do Arade, fazendo parte do estuário deste rio.

As suas várias nascentes localizam-se no extremo poente do maior freático (lençol de água subterrâneo) algarvio, conhecido por Lias-Dodger ou Querença-Silves e constituem uma das suas saídas mais caudalosas.

A água das conhecidas nascentes da Fonte da Benémola, perto de Querença, no concelho de Loulé, tem origem na mesma reserva subterrânea.

Para participar neste passeio e nas restantes atividades, é necessário fazer inscrição prévia. A participação é gratuita.

As inscrições, obrigatórias, devem ser feitas até às 12h00 de quinta-feira, 5 de dezembro, para o email [email protected] , indicando nome, data de nascimento, número de BI Cartão de Cidadão ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Comentários

pub