Livro “Este Ano Não há Natal” apresentado na Casa dos Condes em Alcoutim

A Casa dos Condes (Biblioteca Municipal de Alcoutim) recebeu, na passada sexta-feira, no âmbito das tertúlias “Palavra Sexta à Noite”, […]

A Casa dos Condes (Biblioteca Municipal de Alcoutim) recebeu, na passada sexta-feira, no âmbito das tertúlias “Palavra Sexta à Noite”, a apresentação do livro “Este Ano Não há Natal”, da autoria de Helena Machado.

Com casa cheia, o livro foi apresentado pelo ex-dirigente comunista e também escritor Carlos Brito, que sublinhou a homenagem que a autora, utilizando a guerra civil espanhola como fio condutor, quis fazer à mulher desta zona e da época, homenagem que, na sua opinião, foi bem conseguida.

A história passa-se em Guerreiros do Rio, uma povoação ribeirinha da freguesia de Alcoutim, e traz-nos um romance furtivo entre Amélia, uma alcouteneja casada, e Férmin, um anarquista desertor das fileiras da guerra, que acaba por prosseguir a sua fuga e desconcertar para sempre o coração de Amélia.

“Se há romance no feminino, na minha opinião, este é um deles”, dizia Carlos Brito referindo-se à sensibilidade e emotividade comovente das palavras da autora.

O vereador da Cultura Paulo Paulino, presente nesta sessão, elogiou esta iniciativa da Biblioteca, sublinhando o seu carácter enriquecedor, tanto a nível cultural como social.

Comentários

pub