Lagos avalia criação de Centro Náutico de Alto Rendimento em Vela

A criação de um Centro Náutico de Alto Rendimento em Vela é um dos projetos que a Câmara de Lagos […]

A criação de um Centro Náutico de Alto Rendimento em Vela é um dos projetos que a Câmara de Lagos está a avaliar para a sua eventual inclusão no novo Plano Estratégico de Desenvolvimento do município, revelou o vice-presidente daquela autarquia, na reunião de Câmara de 4 de dezembro.

Hugo Pereira acrescentou mesmo que, nesse âmbito, está a ser preparado um «pré acordo com várias entidades ligadas à área marítima, cujas conversações ainda não foram finalizadas».

Foi desta forma que a maioria socialista que lidera o executivo camarário de Lagos explicou o seu chumbo da proposta apresentada naquela reunião de Câmara pelo vereador da CDU Luís Reis, para «dar início em 2014 ao processo de instalação em Lagos de um Centro Náutico de Alto Rendimento em Vela, em parceria estratégica com o Clube de Vela de Lagos».

Segundo a ata dessa reunião, divulgada no Balcão Virtual da autarquia (em: www.cm-lagos.com), Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, tinha também dito que a proposta «já faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, de 2005».

No entanto, sublinhou a autarca, este projeto implica uma «grande dependência da autarquia», razão pela qual, «neste momento», existem «algumas reservas em assumir o compromisso» de criar o Centro Náutico de Alto Rendimento em Vela. Joaquina Matos finalizou concluindo que é «prematuro avançar com este tipo de projeto».

Em comunicado, a CDU de Lagos diz entender que «a incompreensão dos eleitos do PS na Câmara Municipal sobre esta iniciativa, inviabilizando-a, resulta em direto prejuízo para o Município».

Os comunistas lacobrigenses recordam que «atualmente, estão a estagiar e treinar na nossa cidade, com o apoio do Clube de Vela de Lagos, duas tripulações femininas e quatro masculinas das equipas inglesas em preparação olímpica, esperam-se três tripulações russas do mesmo nível e 10 a 15 de aprendizagem e treino de jovens, todas acompanhadas de treinadores e orientadores com apoio de mar».

A CDU recorda que a sua proposta «considera que a natureza identitária de Lagos como cidade marítima, afirmada ao longo da História, implica que as questões relacionadas com a náutica têm que estar no centro das responsabilidades e da atenção dos órgãos locais das autarquias».

Acrescentam que «os desportos náuticos fazem parte integrante da primeira linha do desenvolvimento da cidade e do Município, com destaque para a vela, pelo papel mobilizador e de formação de carácter que desempenha entre a juventude, e pela ligação com a histórica cultura marítima de Lagos dos Descobrimentos».

«Também é sabido, e reafirmado pela experiência, que a baía de Lagos é reconhecida internacionalmente como a melhor pista da Europa para o desporto da vela, tendo sido desde 1950 utilizada para regatas de campeonatos em diversas classes, até olímpicas», continua a CDU.

Por tudo isso, os comunistas defendem que «elevar a baía de Lagos à internacionalização ao mais alto nível no desporto da vela será da maior importância para Lagos e para o País, com significativas repercussões na economia local e em complementaridades regionais, e decisivamente na promoção turística do Município e do Algarve, muito em particular pela preferência das organizações internacionais em utilizar a baía na nossa época baixa do turismo».

No entanto, pelo que se percebe das respostas dos dois responsáveis máximos da Câmara de Lagos durante a reunião do executivo, apesar de a criação do Centro de Alto Rendimento até estar nos planos da autarquia, não será para avançar de imediato.

Comentários

pub