Frio, chuva e neve na Passagem de Ano em Portugal, mas Algarve pode escapar

Chuva, aguaceiros, granizo, trovoada, neve, queda das temperaturas. São estes os ingredientes meteorológicos para os próximos dias e até ao […]

Chuva, aguaceiros, granizo, trovoada, neve, queda das temperaturas. São estes os ingredientes meteorológicos para os próximos dias e até ao Ano Novo, segundo a previsão especial para o final do ano em Portugal Continental, agora divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O Algarve, porém, até pode escapar à chuva.

É que, segundo o IPMA, entre os dias 27 de dezembro e 1 de janeiro, «o estado do tempo no território do continente será condicionado por uma corrente perturbada de oeste, estando prevista a passagem de sucessivas ondulações frontais, com a alternância de massas de ar tropical e polar».

Assim, para amanhã, dia 27, o IPMA prevê a ocorrência de períodos de chuva, que será por vezes forte no Minho e Douro Litoral para o final da tarde, e que no sábado passarão a aguaceiros em todo o território.

Estes aguaceiros poderão ser, no Norte e Centro, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada.

Nestas regiões do Norte e Centro, haverá queda de neve acima dos 800 metros de altitude.

No dia 28, verificar-se-á também uma descida acentuada na temperatura do ar, a qual será apenas sensível nos valores da temperatura mínima no dia 29.

No dia 30, prevê-se a ocorrência de precipitação no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões, acompanhada por uma subida da temperatura mínima.

Mas, pelo menos para o Sul do país, há boas notícias. O IPMA indica que enquanto a probabilidade de ocorrência de precipitação entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro varia entre 65% e 95% nas regiões do Norte e Centro, é inferior a 55% na região Sul, com exceção do Algarve, onde será inferior a 35%.

Mantém-se a situação de agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de oes-noroeste a variar entre 4 e 6 metros.

Comentários

pub