Filipa da Silva reeleita presidente da AAUAlg num ato eleitoral de listas únicas (Atualizada)

Filipa Braz da Silva foi reeleita esta terça-feira como presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), numas eleições […]

Filipa Braz da Silva foi reeleita esta terça-feira como presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), numas eleições marcadas pela exclusividade de listas únicas e pela inexistência de interessados em ocupar a direção de diversos Núcleos Pedagógicos.

No final, apenas foram a votos sete listas, para onze órgãos, todas elas sem oponente, o que poderá explicar a adesão às urnas, que se ficou pelos 742 votantes.

Segundo os dados revelados pela AAUAlg, a presidente foi eleita com 648 votos a favor 68 em Branco e 26 nulos, tendo a Lista A, a única a escrutínio, conseguido 90,5 por cento do total de votos.

Nas eleições de ontem, foram ainda eleitos André Matos como presidente da Mesa da Assembleia Magna e Raquel Pedro para presidente do Conselho Fiscal. Mais uma vez, o  o género feminino predomina, no que aos principais órgãos de direção da AAUAlg diz respeito, já que anterior presidente da Mesa da Assembleia Magna era Rita Correia.

Na eleição para a Assembleia Magna, a lista única conseguiu 552 votos, com 154 alunos a votar em branco e 36 votos nulos, o que se traduz numa percentagem de 78,2 por cento. Já para o Conselho Fiscal, houve 565 na única lista  candidata, 149 em branco e 28 nulos.

Nos Núcleos Pedagógicos, que representam os alunos de cada uma das unidades orgânicas da UAlg, ainda dominam os homens. As quatro listas apresentadas e eleitas são todas encabeçadas por rapazes.

No Núcleo da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a lista eleita vencedora era encabeçada por Rodrigo Teixeira, enquanto a para a Faculdade de Economia tinha Miguel Rosa como primeiro elemento. Na Escola Superior de Saúde, a lista foi liderada por Hugo Silvestre e na da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo de Portimão, por André João.

Não houve listas candidatas aos Núcleos Pedagógicos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), do Instituto Superior de Engenharia (ISE) e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESHGT – Faro).

A pouca participação dos universitários nestas eleições, notou-se na adesão ás urnas, bem menor que a verificada no ano passado. Em 2013 votaram 742 estudantes, enquanto no ano passado votaram cerca de 2300 alunos, num universo de pouco mais de 8 mil estudantes da Universidade do Algarve. Ou seja, a afluência foi inferior a 10 por cento.

 

(Atualizada às 14h30 com os números da votação)

Comentários

pub